Queda de postes em Contagem expõe risco de fiação solta e falta de regra municipal

A Prefeitura disse que operadoras são responsáveis e estuda projeto para regular cabeamento; Acidente ocorreu após caminhão enroscar em cabos

Fiação foi arrastada por caminhão e provocou queda de dois postes sobre veículos

A queda de dois postes sobre carros estacionados, após um caminhão arrastar a fiação elétrica na Rua Inglaterra, no bairro Glória, em Contagem, na manhã desta terça-feira (25), voltou a chamar atenção para a responsabilidade sobre a manutenção das redes.

No início do mês, a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) 73/2025, que obriga a prefeitura da capital a notificar prestadores de serviço e operadores responsáveis por fiações soltas ou partidas. As empresas notificadas deverão remover os fios abandonados de postes e calçadas.

Questionada, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano informou que Contagem ainda não possui uma legislação específica que regulamente a instalação, a remoção e a manutenção da fiação aérea por parte de empresas de telefonia, internet e TV a cabo.

Leia também

“Hoje, a responsabilidade pela integridade, manutenção preventiva e correção de irregularidades na fiação é das próprias operadoras detentoras das redes”, disse a pasta.

A prefeitura acrescentou que a secretaria está em tratativas com a Procuradoria-Geral do Município para validar uma proposta de lei que deve regulamentar o ordenamento, a organização e o controle da fiação aérea em vias públicas.

Ainda de acordo com a secretaria, a medida pretende definir procedimentos de notificação e prazos de adequação para as empresas responsáveis, ''garantindo mais segurança, redução de riscos e melhor convivência com a infraestrutura instalada.’'

O município ressaltou ainda que, em situações emergenciais com risco iminente à população, equipes de fiscalização isolam a área, acionam os responsáveis e atuam para garantir a segurança pública.

O acidente

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 5h50. Segundo as primeiras informações, o caminhão enroscou na fiação e puxou a rede, derrubando dois postes. Eles atingiram dois carros estacionados na via, e os cabos ficaram sobre o caminhão.

Ninguém se feriu, mas, até 7h20, o motorista permaneceu dentro do veículo por segurança, devido ao risco de choque elétrico. Equipes dos Bombeiros e da Cemig chegaram ao local para isolar a área e iniciar os trabalhos de retirada dos cabos.

A reportagem entrou em contato com a Cemig e aguarda posicionamento.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Apresentadora e produtora da Rádio Itatiaia. Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Especialista em Mídias Digitais pela PUC Minas e em Produção de Rádio e TV pela Fumec. Já escreveu para as editorias de Política e Cidade nos jornais O Tempo e Super Notícia, e tem passagem pela FM O Tempo.

Ouvindo...