A queda de dois postes sobre carros estacionados, após um caminhão arrastar a
No início do mês, a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou, por unanimidade, o
Questionada, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano informou que Contagem ainda não possui uma legislação específica que regulamente a instalação, a remoção e a manutenção da fiação aérea por parte de empresas de telefonia, internet e TV a cabo.
“Hoje, a responsabilidade pela integridade, manutenção preventiva e correção de irregularidades na fiação é das próprias operadoras detentoras das redes”, disse a pasta.
A prefeitura acrescentou que a secretaria está em tratativas com a Procuradoria-Geral do Município para validar uma proposta de lei que deve regulamentar o ordenamento, a organização e o controle da fiação aérea em vias públicas.
Ainda de acordo com a secretaria, a medida pretende definir procedimentos de notificação e prazos de adequação para as empresas responsáveis, ''garantindo mais segurança, redução de riscos e melhor convivência com a infraestrutura instalada.’'
O município ressaltou ainda que, em situações emergenciais com risco iminente à população, equipes de fiscalização isolam a área, acionam os responsáveis e atuam para garantir a segurança pública.
O acidente
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 5h50. Segundo as primeiras informações, o caminhão enroscou na fiação e puxou a rede, derrubando dois postes. Eles atingiram dois carros estacionados na via, e os cabos ficaram sobre o caminhão.
Ninguém se feriu, mas, até 7h20, o motorista permaneceu dentro do veículo por segurança, devido ao risco de choque elétrico. Equipes dos Bombeiros e da Cemig chegaram ao local para isolar a área e iniciar os trabalhos de retirada dos cabos.
A reportagem entrou em contato com a Cemig e aguarda posicionamento.