Prazo para aposentados realizarem a prova de vida encerra na segunda (9)

Nascidos em janeiro devem estar atentos às datas para evitar problemas no recebimento dos benefícios

Cerca de um terço das pessoas não realizaram a prova de vida

Os aposentados e pensionistas que fazem aniversário em fevereiro e recebem benefícios pela Prefeitura de Belo Horizonte devem fazer a prova de vida, que termina no dia 28.

Segundo a PBH, dos 1.704 que fazem aniversário em janeiro, 510 (29,93%) não realizaram o procedimento dentro do prazo estabelecido, encerrado em 31 de janeiro. Devido ao alto número de pendências, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão convoca esse público para uma chamada final até 9 de fevereiro.Após esse prazo, o pagamento do benefício será suspenso e retomado apenas no mês seguinte.

Em fevereiro, são mais de 1,6 mil aposentados e pensionistas beneficiários que devem realizar o procedimento anual.

A prova de vida pode ser feita pela internet, por meio do aplicativo gov.br, desde que seja realizado o cadastro de biometria no Tribunal Regional Eleitoral ou no Departamento de Trânsito. Também é possível realizar o procedimento presencialmente nas agências do banco Bradesco, instituição conveniada à PBH, por meio do serviço de autoatendimento

Estão previstas exceções para beneficiários impedidos de se locomover por questões médicas, para os declarados absolutamente incapazes em processo judicial e os que residem ou estejam temporariamente no exterior. Nesses casos, o beneficiário deve acessar o Portal da PBH para solucionar possíveis pendências.

(Sob supervisão de Lucas Borges)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...