Passeios de catamarã na Lagoa da Pampulha: ingressos se esgotam em um minuto

As entradas para sábado (27) e domingo (28) foram disponibilizadas ao meio-dia desta sexta-feira (26) e acabaram às 12h01

Catamarã que navegará na Lagoa da Pampulha foi batizado de Capivarã

Os ingressos gratuitos que darão acesso aos passeios turísticos de catamarã na Lagoa da Pampulha, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, se esgotaram em apenas um minuto. A atração, que começa a funcionar neste sábado (27), faz parte de um projeto-piloto com duração de três meses, contando com guia de turismo e tripulação a bordo.

Para participar dos passeios, era preciso retirar as entradas no Sympla. As inscrições foram disponibilizadas a partir do meio-dia desta sexta-feira (26) e às 12h01 já não havia mais ingressos disponíveis para os passeios de sábado (27) e domingo (28).

Foram disponibilizados 52 ingressos – 26 em cada passeio – para o sábado. As saídas estão previstas para 13h e 14h.

Para o domingo, foram oferecidos 78 ingressos divididos em três horários: 10h, 13h e 15h.

Neste primeiro fim de semana, os passeios ocorrerão em horários especiais e terão duração de cerca de 30 minutos. Na semana que vem não haverá passeio na quinta-feira, 1º de janeiro de 2026. A programação segue normalmente de sexta-feira (2) a domingo (4).

“Cabe ressaltar que novos passeios estarão disponíveis a partir da próxima sexta-feira (2), com retiradas de ingresso a partir de terça-feira (30), às 12h”, lembrou a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em contato com a Itatiaia.

Leia também

Em caso de mau tempo, o passeio poderá ser cancelado, sem possibilidade de reaproveitamento do ingresso para outro dia e horário.

Com o fim das férias escolares, a partir de fevereiro os três passeios da quinta-feira serão destinados a alunos da rede pública municipal.

Capivarã

O barco recebeu o nome de Capivarã em referência às capivaras, animais que fazem parte do cenário da lagoa. A escolha do nome ocorreu a partir de uma comissão interna, com sugestões apresentadas pela Belotur, pela Comunicação da PBH e também por meio de participação popular pela internet. Entre as opções sugeridas estavam Amarelim, Oscar, CapiBarco e Belorizontina.

O projeto prevê passeios de quinta a domingo. Cada passeio deve durar cerca de uma hora, incluindo embarque, navegação e desembarque.

O trajeto permitirá a contemplação dos monumentos do Conjunto Moderno da Pampulha, com acompanhamento de guia turístico, que vai apresentar informações históricas, culturais e ambientais.

Veja programação para este sábado (27)

Saída 1

  • 12h30: Ponto de encontro no Centro de Atendimento ao Turista Álvaro Hardy - VEVECO, Av. Otacílio Negrão de Lima, 855, Pampulha, perto da Casa do Baile.
  • 12h45: Embarque
  • 13h00: Início do passeio percorrendo os principais pontos do Conjunto Moderno da Pampulha

Saída 2

  • 13h30: Ponto de encontro no Centro de Atendimento ao Turista Álvaro Hardy - VEVECO, Av. Otacílio Negrão de Lima, 855, Pampulha, perto da Casa do Baile.
  • 13h45: Embarque
  • 14h00: Início do passeio percorrendo os principais pontos do Conjunto Moderno da Pampulha

Retomada dos passeios na lagoa

No dia 13 de dezembro, o prefeito Álvaro Damião e integrantes da Marinha do Brasil participaram de uma navegação de reconhecimento na LAGOA. O ato marcou oficialmente a retomada dos passeios turísticos no espelho d’água.

A ação integrou as comemorações pelos 128 anos de Belo Horizonte, pelos 99 anos da Marinha do Brasil e pelo Dia do Marinheiro.

O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) venceu a licitação lançada pelo município e será responsável por fornecer a embarcação e a tripulação para a operação dos passeios.

A prefeitura e a Marinha do Brasil também assinaram um protocolo de intenções, por meio da Capitania Fluvial de Minas Gerais, para cooperação na fiscalização do tráfego de embarcações e equipamentos náuticos na Lagoa da Pampulha.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...