O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e forças de segurança do estado de Minas Gerais deflagraram, nesta terça-feira (28), a segunda fase da operação Saracura, que visa desarticular uma associação criminosa ligada à
Segundo o MPMG, foram cumpridos 14 mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão domiciliar nas cidades de Bicas e Juiz de Fora.
As investigações tiveram início há cerca de um ano, na comarca de Bicas, e vêm sendo conduzidas pelo MPMG juntamente com as polícias Civil e Militar do estado.
O Ministério Público afirmou que “a operação é resultado de um esforço conjunto entre a instituição e as forças de segurança estaduais e representa mais uma iniciativa para enfrentamento de tentativas de fixação, em território mineiro, de facções ou grupos criminosos de âmbito nacional”.
Facções rivais do CV anunciaram união em Minas Gerais
Segundo o comunicado, ao qual a Itatiaia teve acesso com exclusividade, o objetivo da união é “fortalecer ações conjuntas em prol do avanço e melhoria contínua de ambas”.
Fontes ouvidas pela reportagem temem que a coligação dos grupos criminosos inicie uma guerra em Minas Gerais, já que o Comando Vermelho (CV), facção rival, que se faz presente em terras mineiras, não foi incluída na união. Por isso, a tendência é que confrontos territoriais se intensifiquem no estado.
“Agora falamos com uma só voz, agimos com um só propósito e defendemos um só ideal: a força da união é de benefício a todos”, escreveram as facções.
Há o temor que o anúncio seja, também, uma declaração de guerra ao CV.
Massacre no Rio: quase 100 fuzis são apreendidos em megaoperação; 64 pessoas morreram
Durante a
Na legenda da publicação, o Governo declara que a ocorrência ainda está em andamento. A megaoperação, até o momento, resultou na morte de 64 pessoas e pelo menos 81 suspeitos foram presos.
O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio informou que o município entrou no Estágio 2 de atenção, declarado quando há risco de ocorrências de alto impacto. A megaoperação já é considerada a mais letal da história do Rio de Janeiro.