A Polícia Civil (PC) prendeu, nesta quinta-feira (27), em Nova Lima, na Grande BH, um polonês suspeito de abusar sexualmente da própria companheira, que se encontra em estado de vulnerabilidade após sofrer grave lesão cerebral durante um procedimento médico mal-sucedido.
Segundo a PC, a situação da vítima, que vive em home care (quando o paciente é tratado em casa), inspira cuidados 24 horas por dia.
Marido e família revezavam nos cuidados da jovem e duas situações chamaram a atenção da mãe da vítima. Primeiro, uma foi uma aspiração excessiva da traqueostomia dela. Ele não tinha conhecimento para fazer esse tipo de procedimento, mas mesmo assim fez. Isso a levou ao hospital e os médicos não queriam que ela retornasse para casa, por estarem preocupados com a vida dela, visto que os cuidados inadequados a colocavam em risco.
Descobriram também que ele estava importando medicamentos da Polônia e ministrando para ela, sendo que não é ou possui conhecimento médico.
Estes foram os primeiros riscos que a mulher correu, até que em abril deste ano, uma cuidadora começou a notar comportamentos estranhos quando este homem iria dar banho nela. Nestes momentos, o homem não queria ninguém por perto, pedindo para todos saírem.
Porém, em um dia, a cuidadora conseguiu ver um desses banhos e, assim, flagrar o abuso. Segundo a PC, o relato foi conciso, forte e comovente.
Após os relatos, a família chegou a instalar câmeras de segurança pela casa e no banheiro, porém, ele percebeu e parou de dar banhos na vítima.
A PC afirmou que há elementos contundentes que comprovam que ele cometia os crimes.
Suspeito ameaçou mãe da vítima
A mãe da vítima procurou a Polícia Civil demonstrando muito medo do genro, alegando estar sendo ameaçada por ele. Segundo a mulher, o suspeito dizia que iria tirar a curatela (encargo legal atribuído a uma pessoa para proteger e administrar a vida civil de um indivíduo maior de idade que não tem condições de fazê-lo sozinho) da filha dela, e levá-la para a Polônia com ele.
O homem utilizava o pretexto de que o sistema de saúde do Brasil não estaria dando conta de dar o amparo necessário para sua esposa.
Jiboia no quintal e jacaré atravessando rua é normal em BH? Veja o que dizem os bombeiros Copasa vai pagar prejuízo após rompimento de adutora atingir casas em Contagem? Veja posição da empresa Passageira fica ferida em acidente entre ônibus e picape em frente à UFMG, em BH
Porém, a mãe da vítima conseguiu acessar aparelhos eletrônicos da jovem, onde ela relatava viver um relacionamento abusivo, com violências psicológicas e xingamentos excessivos por parte do marido, antes mesmo dela ser acometida pela enfermidade. Amigas da mulher também relataram que ela já vinha demonstrando o interesse de romper esse relacionamento antes mesmo do acidente.
A PC definiu medidas protetivas para a mãe e para a vítima em relação ao suspeito. Ao ser preso, o homem foi ouvido e negou o crime, alegando se tratar de uma armação contra ele para afastá-lo da esposa.
Segundo a PC, a prisão se deu pela gravidade dos fatos e pelo risco iminente de fuga. Quando os policiais chegaram na casa do homem, para prendê-lo, encontraram várias malas já prontas e a maioria dos eletrodomésticos e utensílios da casa encaixotados, indicando que ele planejava deixar o país.