Veja carros e jatinho apreendidos em operação contra mercado ilegal de canetas emagrecedoras

PF saiu às ruas para cumprir 24 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco

Operação deflagrada nesta quinta-feira (27) mostrou a vida de ostentação dos suspeitos

A Polícia Federal (PF) desarticulou um grupo responsável por produzir e vender clandestinamente remédios injetáveis usados para emagrecer, as famosas canetas emagrecedoras.

A operação deflagrada nesta quinta-feira (27) mostrou a vida de ostentação dos suspeitos de envolvimento com o esquema ilegal. Foram apreendidos relógios de alto luxo, carros de alto padrão como Ferrari e Land Rover e até jatinho particular.

A PF saiu às ruas para cumprir 24 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Os policiais federais estiveram clínicas, laboratórios, estabelecimentos comerciais e residências ligadas aos investigados.

Leia também

Saiba quais foram as irregularidades identificadas pela PF

A investigação identificou que o grupo mantinha estrutura de fabricação em condições incompatíveis com padrões sanitários, realizando envase, rotulagem e distribuição do produto de forma irregular.

Foram encontrados indícios de produção em série em escala industrial, prática não permitida no âmbito da manipulação magistral autorizada pela legislação.

A apuração também revelou a comercialização do material por meio de plataformas digitais, sem controles mínimos de qualidade, esterilidade ou rastreabilidade, elevando o risco sanitário ao consumidor. Além disso, estratégias de marketing digital induziam o público a acreditar que a produção rotineira da tirzepatida seria permitida.

A PF afirma que a operação busca interromper a atividade ilícita, identificar os responsáveis pela cadeia de produção e distribuição e recolher documentos, equipamentos e insumos que auxiliem na análise laboratorial e perícia técnica dos materiais apreendidos.

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.

Ouvindo...