Anvisa determina recolhimento de lotes de produtos Ypê por contaminação; veja quais

Produtos estão contaminados com bactéria Pseudomonas aeruginosa, que pode provocar infecções sérias em indivíduos vulneráveis

Ypê se posiciona sbre produtos recolhidos por Anvisa

A Anvisa determinou, nesta quinta-feira (27/11), o recolhimento de diversos lotes de produtos da marca Ypê, utilizados para lavagem de roupas devido à detecção de contaminação microbiológica. Análises conduzidas pela própria fabricante, Química Amparo Ltda., identificaram a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa em lotes específicos.

Os produtos afetados são:

  • Lava Roupas Líquido Ypê Express – lotes: 170011, 220011, 228011, 203011, 181011, 169011, 169011, 205011 e 176011.
  • Lava Roupas Líquido Tixan Ypê – lotes: 254031 e 193021.
  • Lava Roupas Líquido Ypê Power Act – lotes: 190021, 223021 e 228031.

A medida inclui também a suspensão da comercialização, distribuição e uso dos lotes citados.

Orientações da Anvisa

A Anvisa recomenda que consumidores que possuam algum dos lotes listados entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da fabricante. As vigilâncias sanitárias locais devem adotar as ações necessárias para impedir a circulação dos produtos atingidos.

Recolhimento de produto para cabelo

A Agência determinou ainda o recolhimento de todos os lotes do produto SMART HAIR MICRO – SMART GR, da empresa Klug Indústria Química e de Cosméticos Ltda. (CNPJ: 39.237.158/0001-15).

Apesar de registrado como cosmético, o produto apresenta características que induzem a aplicação invasiva, ultrapassando a camada superficial da pele e dos cabelos. Por isso, não se enquadra como cosmético, encontrando-se em situação irregular.

Estão proibidas a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso do produto.

Posicionamento da Ypê na íntegra

“A Química Amparo informa que a publicação da Anvisa está diretamente relacionada às análises realizadas pela própria empresa. Trata-se de uma medida preventiva e cautelar, aplicada a 14 lotes específicos de lava-roupas. A companhia reforça que, segundo a autoridade sanitária e considerando as características normais de uso do produto (diluição em água e ausência de contato prolongado com a pele), o risco ao consumidor é considerado baixo.

A Química Amparo já havia identificado a necessidade do recolhimento e comunicado ao mercado, com informações divulgadas em todos os canais oficiais da marca.”

O que é a Pseudomonas aeruginosa?

  • É uma bactéria oportunista, ou seja, geralmente não causa doença em pessoas saudáveis, mas pode provocar infecções sérias em indivíduos vulneráveis.
  • Está associada a infecções em feridas, pele, olhos, trato urinário e pulmões.
  • É conhecida por ter alta resistência a vários antibióticos, o que torna seu tratamento mais difícil.
  • Em produtos contaminados (como cosméticos, soluções líquidas e produtos de limpeza), pode causar irritações na pele, infecções cutâneas e, em casos mais graves, levar a quadros mais sérios se houver contato com feridas ou mucosas.

Risco ao consumidor

No caso de lava-roupas líquido, o risco é considerado baixo porque:

  • o produto é diluído em água,
  • não permanece em contato direto e prolongado com a pele.

Manuais Merck: referências médicas publicadas pela empresa farmacêutica americana Merck & Co

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...