Idosa de 67 anos é arrastada e arremessada por trem; filho denuncia falta de socorro

Empresa informou que a ação foi registrada pelas câmeras de segurança e que as imagens podem ser fornecidas, mas somente mediante determinação judicial

Estação Mathias Carvalho

Uma idosa de 67 anos ficou gravemente ferida após ser arrastada por um trem na Estação Mathias Velho, em Canoas (RS), na manhã de terça-feira (25). A mulher estava embarcando quando a porta do trem se fechou, presa, ela foi arrastada por alguns metros e arremessada de volta à plataforma.

Leia também

O filho da vítima disse ao “G1" que ela sofreu fratura em duas vértebras, escoriações na cabeça e precisou ser internada no Hospital da Unimed Vale dos Sinos. A família diz que nenhum funcionário da Trensurb prestou ajuda imediata e que os primeiros socorros foram realizados por passageiros que testemunharam o acidente. Eles também solicitaram acesso às imagens das câmeras de segurança.

A Trensurb, responsável pelo transporte metropolitano na Região Metropolitana de Porto Alegre, confirmou o acidente, mas apresentou uma versão diferente. A empresa afirma em nota que agentes de segurança atenderam a usuária imediatamente e acionaram o Samu.

Ainda de acordo com a Trensurb, o acidente ocorreu após o aviso sonoro de fechamento das portas. E que, como a vítima estava estava além da faixa amarela, o Centro de Controle Operacional interrompeu a circulação dos trens na via em que o acidente ocorreu, operando em via única entre as estações Mathias Velho e Novo Hamburgo até a liberação completa.

A empresa também informou que a ação foi registrada pelas câmeras de segurança e que as imagens podem ser fornecidas, mas somente mediante determinação judicial.

Nota da Trensurb na íntegra

“Na manhã desta terça-feira (25), às 8h57, uma usuária sofreu um acidente ao tentar ingressar no trem no momento do fechamento das portas, após o aviso sonoro. Imediatamente após o ocorrido, agentes de segurança metroviários prestaram atendimento direto à usuária e acionaram a SAMU.

É importante destacar que a emergência médica foi acionada pelos próprios agentes da Trensurb, que prestaram assistência inicial e adotaram todos os procedimentos de segurança previstos. A Estação Mathias Velho conta com um efetivo de seguranças em período integral, por se tratar de uma estação com fluxo acentuado de usuários.

No aguardo da chegada da SAMU, de forma preventiva e para garantir o atendimento seguro à usuária, o Centro de Controle Operacional da Trensurb interrompeu prontamente a circulação dos trens na via onde ocorreu o acidente, implementando operação em via única entre as estações Mathias Velho e Novo Hamburgo. Essa medida foi necessária porque a presença da usuária na área de risco — além da faixa amarela — impossibilitava o uso seguro daquela via.

O SAMU chegou ao local às 9h23 e realizou o atendimento médico. A via foi totalmente liberada às 9h33.

Reforçamos que toda a ação foi registrada pelas câmeras de segurança da empresa, cujas imagens podem ser obtidas via determinação judicial.”

Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...