Desabamento de paredes e teto de moradia deixa casal ferido em Minas Gerais

Vítimas sofreram fraturas e foram resgatadas de debaixo dos escombros

Bombeiros atuando no resgate do casal

O desabamento de uma moradia, na manhã desta sexta-feira (26), deixou um homem de 30 anos e uma mulher de 41 anos feridos no bairro Moradeiras, em Januária, no Norte de Minas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, houve acionamento da corporação para atendimento da ocorrência e, chegando ao local, a equipe constatou a presença de duas vítimas, caídas no interior do imóvel, que sofreu desabamento parcial de paredes e teto, atingindo o casal que, no momento do acontecido, estava deitado no interior da residência.

Após o estudo de situação e gerenciamento de riscos, a equipe, devidamente equipada com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), iniciou o atendimento pré-hospitalar e a avaliação primária das vítimas.

Leia também

Casal sofreu fraturas

O homem de 30 anos encontrava-se consciente, porém confuso, apresentando ferimento corto-contuso — lesão que combina laceração (corte) e contusão (pancada/impacto) na pele e tecidos subjacentes — na região frontal da cabeça, fratura exposta no antebraço direito e ferimento na região do tornozelo da perna direita.

Imediatamente, a guarnição realizou a estabilização clínica, controle das lesões e imobilizações necessárias, acomodando a vítima de forma segura no interior da viatura de resgate.

Na sequência, foi atendida a mulher de 41 anos, que se encontrava consciente e orientada, sentada e ainda escorada nos escombros. Durante a avaliação, foi identificada fratura na região do joelho da perna esquerda.

A fratura foi devidamente estabilizada, e a vítima foi colocada em prancha rígida, sendo posteriormente acomodada na unidade de resgate.

Ambas as vítimas foram conduzidas ao Hospital Municipal de Januária, onde ficaram sob os cuidados da equipe médica de plantão.

Bombeiros emitem orientação

O Corpo de Bombeiros Militar emitiu orientação, alertando a população quanto à importância de manter as edificações em condições seguras, observando sinais de comprometimento estrutural, como rachaduras, inclinações e infiltrações.

Além disso, é fundamental evitar permanecer em imóveis que apresentem risco de desabamento, acionando imediatamente os órgãos competentes pelo telefone 193 em situações de emergência.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...