Confins tem vários voos cancelados nesta quinta (11); SP e RJ estão entre os mais afetados

Informações da BH Airport mostram impacto em operações da Gol, Azul e Latam; a atualização é das 7h

Onze voos — entre partidas e chegadas em Belo Horizonte — foram cancelados na manhã desta quinta-feira (11), segundo atualização da BH Airport divulgada às 7h. As suspensões envolvem operações com destinos e origens em São Paulo, Rio de Janeiro, Governador Valadares, Ipatinga e Uberlândia, afetando voos das companhias Gol, Azul e Latam.

Foram suspensas as partidas dos voos Azul 4029, que seguiria para Ipatinga às 6h45, e Azul 4377, com destino a Uberlândia às 6h50. No período da tarde, a Latam informou mudanças nos voos 3555, que seguiria para o Aeroporto de Guarulhos às 15h35, e 3049, com destino a Congonhas às 17h40.

A capital paulista registrou, nessa quarta-feira (10), uma ventania inédita, com rajadas ocorrendo ao longo de todo o dia sem a formação de chuva ou temporais, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os ventos fortes deixaram um rastro de destruição na capital e região metropolitana de São Paulo: mais de 2 milhões de imóveis sem luz, queda de 151 árvores, fechamento de parques, voos cancelados e até consultas em hospital precisaram ser canceladas.

Saindo de Confins, dois voos da Gol com destino a São Paulo (Congonhas) também foram cancelados nesta quinta-feira (11). As suspensões envolvem os voos 1311, que partiria às 6h40, e 1329, previsto para 10h30.

Leia também

Também foram cancelados três voos da Azul que sairiam do Rio de Janeiro e do Triângulo Mineiro. As partidas dos voos 2936 e 4051, ambos para o Aeroporto Santos Dumont e previstas para 7h15 e 8h35, respectivamente, foram suspensas. O voo 4814, que sairia para Uberlândia às 12h05, também não decolará.

O voo Azul 2875, com destino a Governador Valadares, e o Azul 4244, para Uberlândia — ambos previstos para 8h25 — sofreram alterações.

BH registra 50% de chuva esperada

Belo Horizonte continua sob influência das fortes chuvas dos últimos dias. Algumas regiões da capital já ultrapassaram 50% do volume esperado para todo o mês de dezembro. Segundo dados divulgados há pouco pela Defesa Civil, a Região Centro-Sul registra o maior acumulado, com quase 190 milímetros — cerca de 55% da média climatológica, que é de 339 mm.

Na sequência aparecem a Região Nordeste, com 54% do previsto para o mês, e a Região Leste, com 42%.

O alerta de chuvas intensas permanece válido até as 8h desta quinta. A orientação é redobrar a atenção em áreas com risco de alagamentos e enchentes.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Wallison Gois é estudante de jornalismo na PUC Minas e estagiário na Itatiaia; atua como produtor, editor e repórter.

Ouvindo...