Ouvindo...

Cidades da Grande BH seguem com falta de água, e Copasa dá 4º prazo de normalização

Alguns bairros já completam oito dias sem o serviço; companhia afirmou ter disponibilizado caminhões-pipa

Moradores da Grande BH estão há oito dias sem água

O drama de moradores das cidades de Belo Horizonte, Contagem e Ibirité com a falta de água que já ultrapassa uma semana continua. Após apontar que o abastecimento seria normalizado na noite dessa sexta-feira (31), a Copasa emitiu comunicado dando novo prazo para a “completa normalização” do serviço.

A companhia afirmou que devido à complexidade da manutenção em uma adutora, o abastecimento, que teria chegado a ser reestabelecido nessa sexta, voltou a apresentar intermitências neste sábado (1º) e que a completa normalização está prevista para esta noite.

Este já é o quarto prazo de normalização prometido pela companhia. Inicialmente, foi dito que o abastecimento seria normalizado nessa quinta-feira (30). Depois, o prazo foi aumentado para a manhã da sexta. Em um terceiro momento, o prazo seria na noite do dia 31. Agora, a promessa é de resolução do problema nesta noite.

Copasa afirma que está disponibilizando caminhões-pipa

No comunicado, a Copasa afirmou, ainda, que está reforçando o abastecimento na região afetada com o uso de caminhões-pipa. O envio dos caminhões era um reivindicação dos moradores dos bairros afetados.

As prefeituras de Contagem e Ibirité chegaram a reforçar que a disponibilização dos caminhões-pipa era responsabilidade da Copasa.

Em contato com a Itatiaia na manhã dessa sexta (31), a Prefeitura de Ibirité disse, inclusive, que havia cobrado providências imediatas da Copasa, exigindo a normalização urgente do serviço e o envio de caminhões-pipa para atender com prioridade as regiões mais afetadas.

Leia também

Nota da Copasa

Veja a nota da Copasa na íntegra:

“A Copasa informa que, devido à complexidade da manutenção em uma adutora localizada na rua Oito, no bairro Jardim Riacho das Pedras, em Contagem, o abastecimento de água em alguns bairros de Belo Horizonte, Contagem e Ibirité continuam apresentando intermitências neste sábado (01/11).

A Companhia reforça que as equipes concluíram durante a noite de sexta-feira (31/10) e o abastecimento foi restabelecido. Desde então, as equipes da empresa estão efetuando manobras operacionais visando acelerar a recuperação do fornecimento de água na região e a completa normalização está prevista para noite deste sábado (01/11).

Durante este período a Companhia está reforçando o abastecimento na região afetada com o uso de caminhões-pipa até a completa normalização do serviço.

Bairros atingidos:

Belo Horizonte: Itaipu, Jatobá, Lindeia, Tirol (Ba), Vila Piratininga, Washington Pires.

Contagem: Distrito Ind. Riacho Das Pedras, Jardim Riacho Das Pedras, Parque Durval De Barros, Santa Maria.

Ibirité: Aparecida, Bela Vista, Bela Vista Terceira Seção, Cascata, Durval De Barros, Eldorado, Guanabara, Ibituruna, Ideal, Itaipu, Jose Do Prado, Lajinha, Mirante, Morada Da Serra, Palmares, Palmares 4 Seção, Palmeiras, Parque Elizabeth, Piratininga, Primavera, Regina, Retiro Do Jatobá, São Judas Tadeu, Serra Dourada, Sol Nascente, Washington Pires.”

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.