Ouvindo...

Grande BH: sem água há seis dias, moradores tentam coletar água da chuva para uso

População denuncia condições ‘desumanas’; Copasa afirma que abastecimento será retomado nesta sexta (31)

Claudiney de Pádua tenta coletae água da chuva para uso doméstico

Moradores de Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, reclamam que estão sem abastecimento de água desde a última sexta-feira (24). São seis dias sem o serviço essencial. As queixas se concentram principalmente nas proximidades do bairro Palmares.

A Copasa informou que a interrupção se deve a manutenções na rede. A previsão é que o abastecimento seja retomado na manhã desta sexta-feira (31). Outras cidades da Grande BH também enfrentam o problema.

A Itatiaia conversou com Claudiney de Pádua, de 47 anos, morador do bairro Palmares A, em Ibirité. Ele tratou a situação como desumana.

“É um descaso, uma coisa desumana. Tem sete dias que a gente está sem água, não tem água para beber, para lavar vasilha, a gente pegou as vasilhas e colocou em outro cômodo da casa, de tanto mau cheiro. O banheiro não dá para usar, estamos tomando banho em outro local, bem longe daqui”, começou ele.

O homem cobrou a Copasa e a Prefeitura de Ibirité, pela ausência de soluções temporárias, como o envio de caminhões pipa para amenizar a situação.

“Queria chamar a atenção da Copasa primeiramente e também da prefeitura que não chamou nem um carro pipa para poder vir aqui e aliviar um pouco o sofrimento do povo”, apontou.

No local, a reportagem registrou populares colocando baldes do lado de fora de suas casas na tentativa de coletar água da chuva para uso doméstico.

“Você está vendo aqui, tem dois baldes ali para ver se a gente pega um pouco de água pra poder jogar no vaso. É um absurdo isso. A Copasa ou a Prefeitura de Ibirité, os responsáveis, tanto prefeito como vereadores, deem uma posição para nós, porque está difícil”, desabafou Claudiney.

Moradores não têm conseguido lavar louças, nem utilizar o banheiro em suas casas

Leia também

Copasa afirma que abastecimento será retomado nesta sexta (31)

A Itatiaia entrou em contato com a Copasa e a companhia informou que pela complexidade da manutenção, o abastecimento deve ser normalizado na manhã desta sexta-feira (31). Leia a nota na íntegra:

“A Copasa informa que, devido à complexidade da manutenção emergencial, o abastecimento de água em alguns bairros das cidades de Belo Horizonte, Contagem e Ibirité, continua a apresentar intermitência nesta quinta-feira (30/10).

A previsão é que a normalização do abastecimento ocorra, gradativamente, no decorrer da manhã de sexta-feira (31/10).

Bairros atingidos:

Belo Horizonte: Itaipu, Jatobá, Lindeia, Tirol (Ba), Vila Piratininga, Washington Pires.

Contagem: Distrito Ind. Riacho Das Pedras, Jardim Riacho Das Pedras, Parque Durval De Barros, Santa Maria.

Ibirité: Aparecida, Bela Vista, Bela Vista Terceira Seção, Cascata, Durval De Barros, Eldorado, Guanabara, Ibituruna, Ideal, Itaipu, Jose Do Prado, Lajinha, Mirante, Morada Da Serra, Palmares, Palmares 4 Seção, Palmeiras, Parque Elizabeth, Piratininga, Primavera, Regina, Retiro Do Jatobá, São Judas Tadeu, Serra Dourada, Sol Nascente, Washington Pires.

A Companhia destaca que, nesses casos, os imóveis que possuem caixas d'água podem não sofrer impactos.”

A Itatiaia entrou em contato com a Prefeitura de Ibirité e aguarda retorno.

Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa ‘Chamada Geral’ na Itatiaia Ouro Preto.
Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.