Moradores de Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, reclamam que estão sem abastecimento de água desde a última sexta-feira (24). São seis dias sem o serviço essencial. As queixas se concentram principalmente nas proximidades do bairro Palmares.
A Copasa informou que a interrupção se deve a manutenções na rede. A previsão é que o abastecimento seja retomado na manhã desta sexta-feira (31). Outras cidades da Grande BH também enfrentam o problema.
A Itatiaia conversou com Claudiney de Pádua, de 47 anos, morador do bairro Palmares A, em Ibirité. Ele tratou a situação como desumana.
“É um descaso, uma coisa desumana. Tem sete dias que a gente está sem água, não tem água para beber, para lavar vasilha, a gente pegou as vasilhas e colocou em outro cômodo da casa, de tanto mau cheiro. O banheiro não dá para usar, estamos tomando banho em outro local, bem longe daqui”, começou ele.
O homem cobrou a Copasa e a Prefeitura de Ibirité, pela ausência de soluções temporárias, como o envio de caminhões pipa para amenizar a situação.
“Queria chamar a atenção da Copasa primeiramente e também da prefeitura que não chamou nem um carro pipa para poder vir aqui e aliviar um pouco o sofrimento do povo”, apontou.
- Após chuva forte em BH, Defesa Civil emite alerta de risco geológico; veja orientações 
- Defesa Civil de BH dobra volume de chuva previsto nas próximas horas 
- Vídeo: chuva causa alagamentos e assusta população na Grande BH nesta quinta-feira (30) 
No local, a reportagem registrou populares colocando baldes do lado de fora de suas casas na tentativa de coletar 
“Você está vendo aqui, tem dois baldes ali para ver se a gente pega um pouco de água pra poder jogar no vaso. É um absurdo isso. A Copasa ou a Prefeitura de Ibirité, os responsáveis, tanto prefeito como vereadores, deem uma posição para nós, porque está difícil”, desabafou Claudiney.
Moradores não têm conseguido lavar louças, nem utilizar o banheiro em suas casas
Copasa afirma que abastecimento será retomado nesta sexta (31)
A Itatiaia entrou em contato com a Copasa e a companhia informou que pela complexidade da manutenção, o abastecimento deve ser normalizado na manhã desta sexta-feira (31). Leia a nota na íntegra:
“A Copasa informa que, devido à complexidade da manutenção emergencial, o abastecimento de água em alguns bairros das cidades de Belo Horizonte, Contagem e Ibirité, continua a apresentar intermitência nesta quinta-feira (30/10).
A previsão é que a normalização do abastecimento ocorra, gradativamente, no decorrer da manhã de sexta-feira (31/10).
Bairros atingidos:
Belo Horizonte: Itaipu, Jatobá, Lindeia, Tirol (Ba), Vila Piratininga, Washington Pires.
Contagem: Distrito Ind. Riacho Das Pedras, Jardim Riacho Das Pedras, Parque Durval De Barros, Santa Maria.
Ibirité: Aparecida, Bela Vista, Bela Vista Terceira Seção, Cascata, Durval De Barros, Eldorado, Guanabara, Ibituruna, Ideal, Itaipu, Jose Do Prado, Lajinha, Mirante, Morada Da Serra, Palmares, Palmares 4 Seção, Palmeiras, Parque Elizabeth, Piratininga, Primavera, Regina, Retiro Do Jatobá, São Judas Tadeu, Serra Dourada, Sol Nascente, Washington Pires.
A Companhia destaca que, nesses casos, os imóveis que possuem caixas d'água podem não sofrer impactos.”
A Itatiaia entrou em contato com a Prefeitura de Ibirité e aguarda retorno.
 
                 
 
 
 
 
