Após a trégua durante o Carnaval, a chuva volta a ganhar força em praticamente todas as regiões de Minas Gerais e deve persistir, ao menos, até segunda-feira (23). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mudança no tempo ocorre por causa do avanço de uma frente fria, que organiza uma grande área de instabilidade sobre o Sudeste do país.
A previsão indica chuvas contínuas ao longo do dia e também a possibilidade de temporais entre o fim da tarde e o início da noite, com rajadas de vento e risco de granizo em pontos isolados do estado.
O meteorologista Lizandro Gemiacki explicou que o tempo firme registrado nos últimos dias foi causado por um sistema atmosférico que atuou como um bloqueio à formação de chuva.
Leia também:
BH deve ter quinta (19) com chuva de moderada a forte a qualquer hora; veja a previsão Chuva em BH: Defesa Civil emite alerta vermelho para risco de deslizamentos Região de BH registra mais de 60% de chuva acima do esperado para fevereiro Chuva em 12 horas já supera um terço da média mensal em regiões de BH
“A gente teve um vórtice ciclônico em altos níveis, que é um sistema que inibe a formação de nuvens e de chuva. Ele atuou durante o período de Carnaval e manteve o sol forte e o calor intenso”, afirmou.
Com o avanço da frente fria pelo litoral do Sudeste, o cenário muda. “Essa frente fria organiza uma grande área de instabilidade pela região central do Brasil. Essa área tende a ficar atuando pelo menos até segunda-feira”, explicou o meteorologista.
Ele acrescenta que ainda é cedo para confirmar a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, mas reforça que o padrão será de instabilidade.
“O fato é que essa frente vai deixar tanto chuvas mais fracas por algumas horas seguidas quanto pancadas mais intensas no fim da tarde e à noite, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e até de granizo, pontualmente.”
Temperaturas mais amenas
Segundo Lizandro, a maior presença de nuvens deve influenciar diretamente as temperaturas. “Nessa época do ano, aqui na região Sudeste, as temperaturas são muito reguladas pela nebulosidade. Com mais nuvens e chuva, as máximas ficam mais amenas”, disse.
A expectativa é de queda de 3 °C a 4 °C nas temperaturas máximas, enquanto as mínimas permanecem estáveis. Em Belo Horizonte, os termômetros devem marcar entre 17 °C e 18 °C nas mínimas e 25 °C a 26 °C nas máximas.