Chuva volta com tudo em Minas Gerais após o Carnaval; veja até quando

De acordo com o Inmet, o sistema atmosférico que atuou no Carnaval perdeu força, e frente fria passa a organizar áreas de instabilidade em Minas Gerais

Chuva em Belo Horizonte

Após a trégua durante o Carnaval, a chuva volta a ganhar força em praticamente todas as regiões de Minas Gerais e deve persistir, ao menos, até segunda-feira (23). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mudança no tempo ocorre por causa do avanço de uma frente fria, que organiza uma grande área de instabilidade sobre o Sudeste do país.

A previsão indica chuvas contínuas ao longo do dia e também a possibilidade de temporais entre o fim da tarde e o início da noite, com rajadas de vento e risco de granizo em pontos isolados do estado.

O meteorologista Lizandro Gemiacki explicou que o tempo firme registrado nos últimos dias foi causado por um sistema atmosférico que atuou como um bloqueio à formação de chuva.

Leia também:

“A gente teve um vórtice ciclônico em altos níveis, que é um sistema que inibe a formação de nuvens e de chuva. Ele atuou durante o período de Carnaval e manteve o sol forte e o calor intenso”, afirmou.

Com o avanço da frente fria pelo litoral do Sudeste, o cenário muda. “Essa frente fria organiza uma grande área de instabilidade pela região central do Brasil. Essa área tende a ficar atuando pelo menos até segunda-feira”, explicou o meteorologista.

Ele acrescenta que ainda é cedo para confirmar a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul, mas reforça que o padrão será de instabilidade.

“O fato é que essa frente vai deixar tanto chuvas mais fracas por algumas horas seguidas quanto pancadas mais intensas no fim da tarde e à noite, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e até de granizo, pontualmente.”

Temperaturas mais amenas

Segundo Lizandro, a maior presença de nuvens deve influenciar diretamente as temperaturas. “Nessa época do ano, aqui na região Sudeste, as temperaturas são muito reguladas pela nebulosidade. Com mais nuvens e chuva, as máximas ficam mais amenas”, disse.

A expectativa é de queda de 3 °C a 4 °C nas temperaturas máximas, enquanto as mínimas permanecem estáveis. Em Belo Horizonte, os termômetros devem marcar entre 17 °C e 18 °C nas mínimas e 25 °C a 26 °C nas máximas.

Leia também

Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa ‘Chamada Geral’ na Itatiaia Ouro Preto.

Ouvindo...