Ouvindo...

Carnaval e Estrada Real: Minas Gerais reforça potências turísticas na Festuris 2025

Governo de Minas aposta na valorização do turismo como motor do desenvolvimento econômico e social

Com design especial e inovador, unindo traços marcantes do estado e modernidade, o estande mineiro foi um dos mais procurados na Festuris Gramado 2024

Começa nesta quinta-feira (6) a 37ª edição da Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, sediada no Serra Park, no município de Gramado, no Rio Grande do Sul. O evento, que durará até o próximo domingo (9), contará com um grande estande interativo apresentado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG).

E para apresentar e reforçar suas potências turísticas para o restante do país, Minas Gerais destaca dois importantes atrativos: o Carnaval, que consolidou o estado como o terceiro destino mais procurado do país em 2024, segundo a Booking.com; e a Estrada Real, apresentada pelo governo estadual como a “maior rota turística do Brasil, que integra cultura, história, natureza e vocação empreendedora no turismo de experiência”.

A Secult-MG entende que o turismo mineiro é, hoje, um dos motores mais dinâmicos da economia do estado, apresentando diversidade cultural, força empreendedora e potencial econômico.

Confira programação do evento clicando aqui.

“Minas Gerais vive um novo ciclo no turismo, baseado na liberdade econômica, na eficiência pública e no protagonismo do setor produtivo. Nosso papel é garantir ambiente seguro e competitivo para quem empreende, gera emprego e movimenta nossa economia criativa”, aponta Bárbara Botega, secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Segundo Botega, a Festuris oferece a oportunidade de mostrar todo o potencial de crescimento mineiro.

“Estar na Festuris é apresentar ao Brasil e ao mundo um estado que une tradição e inovação, que valoriza sua identidade e que se abre para novos negócios e investimentos. Minas é um destino plural e preparado para seguir crescendo com liberdade e prosperidade”, completa ela.

O estande apresentado pelo Governo de Minas receberá operadores, agentes de viagens, destinos e investidores, durante os quatro dias de evento.

E como não poderia ser diferente, quando o assunto é Minas Gerais, a programação conta com degustações da cozinha mineira — Patrimônio Cultural do Brasil —, apresentações culturais e ativações sensoriais.

Leia também

Foco em conexões e negócios

A apresentação mineira deixa claro que a administração estadual entende a Festuris 2025 como uma oportunidade valiosa para criação de conexões que podem gerar negócios e “fortalecer o trade turístico com inovação e competitividade”.

“Com presença estratégica na Festuris, o Governo de Minas reafirma sua política de valorização do turismo como motor de desenvolvimento econômico e social”, reforça.

Segundo a Pesquisa de Demanda Turística de 2022, 22% dos visitantes viajam a Minas a trabalho. O estado é o segundo destino mais procurado do país para negócios, com 13,22% do total nacional, de acordo com levantamento da Onfly.

“O desempenho reflete infraestrutura eficiente, conectividade aérea crescente, serviços qualificados e ambiente favorável ao empreendedorismo”, aponta o Governo do Estado.

Festuris Gramado

Nascido em 1989, o Festuris Gramado é classificado por seus organizadores como o grande evento de negócios turísticos das Américas. Ele se apresenta com a missão de conectar marcas, destinos e pessoas para contribuir no desenvolvimento do Turismo.

“Para 2025, continuamos investindo forte nos espaços segmentados voltados para nichos específicos do turismo. Este ano vamos celebrar o sucesso dos 10 anos do Espaço Luxury, que a cada ano cresce e se consolida como uma das melhores plataformas de negócios turísticos de luxo”, apontam os realizadores.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.