Crochês, cestas, bolsas, peças decorativas e papeis de fibra. Esses são alguns dos produtos feitos pelas Arteiras da Canastra, projeto que se destaca no estande de Minas Gerais na 36ª edição do Festuris Gramado, na Serra Gaúcha.
As Arteiras da Canastra fazem parte da Rota do Queijo da Canastra e compõe a Associação de Artesãos e Artistas de Delfinópolis. Atualmente, elas desenvolveram um modo de trabalho que aproveita 100% da bananeira.
A Itatiaia conversou com Nailse Geralda Oliveira Fonseca, de 55 anos, que é tesoureira da associação. Ela conta que as Arteiras da Canastra são exemplo de trabalho sustentável e tem papel importante na renda para as mulheres da região.
As artesãs são de Delfinópolis, cidade na Serra da Canastra de Minas Gerais, que é a segunda maior produtora de banana no estado. O projeto, que existe desde 2016, teve uma virada de chave quando perceberam que poderiam aproveitar os materiais que eram descartados das lavouras da região.
O projeto trabalha com fibras naturais, e o carro chefe são as fibras de bananeira. As mulheres começaram a se reunir no quintal da casa de uma amiga e com ferramentas improvisadas. Atualmente, trabalham em um espaço cedido pela prefeitura e têm grande destaque no roteiro turístico na região da Serra da Canastra.
“Eu amo muito o que eu faço. Faço do artesanato a minha profissão. A gente já é bem reconhecido pelo nosso trabalho. É a fonte de renda e uma terapia para a gente. Eu incentivo bastante que as pessoas venham participar. É um projeto da cidade. A pessoa vem trabalhar comigo e eu ensino o que eu sei fazer”, conta Nailse.
Os principais clientes são os turistas que visitam a região, que possui mais de 150 cachoeiras catalogadas. As Arteiras da Canastra já comercializaram com países como França, Senegal e Irlanda e aceitam encomendas pela internet.
Nailse conta que o apoio do Sebrae Minas e o lançamento da
A Itatiaia conversou com Nailse Geralda Oliveira Fonseca, de 55 anos, que conta que as Arteiras da Canastra são exemplo de trabalho sustentável e de fonte de renda para as mulheres da região
Festuris Gramado
O
O repórter viajou a Gramado (RS) a convite da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e do Sebrae Minas