Ouvindo...

Dia de São Judas Tadeu: conheça história do santo das causas impossíveis

Apóstolo e primo de Jesus, São Judas Tadeu nasceu na Galileia; o santo é invocado como patrono nas grande necessidades

O Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu espera receber mais de 60 mil fieis no dia do santo

O São Judas Tadeu, santo das causas impossíveis, é celebrado nesta terça-feira (28). A data é marcada como o dia em que o santo selou a própria fé com o martírio, na Pérsia, atual Irã. Primo de Jesus, São Judas Tadeu viveu o evangelho radicalmente e era um dos mais fervorosos entre os 12 apóstolos. O santo é responsável pela conversão de inúmeras almas ao cristianismo.

O santo é invocado como patrono nas grandes necessidades. Nascido na Galiléia, seu pai foi Alfeu ou Cléofas, irmão de São José e um dos discípulos a quem Jesus apareceu depois da ressurreição, no caminho de Emaús. A mãe dele, Maria Cléofas, prima-irmã de Maria, esteve ao pé da cruz junto com Maria Madalena.

Judas Tadeu pregou o evangelho em meio aos maiores sofrimentos e perseguições, na Judéia, Samaria, Iduméia e, principalmente, na Mesopotâmia, onde ganhou a companhia de outro apóstolo, o Simão. Foi ao lado dele que o santo foi morto por sacerdotes por se recusar a prestar culto à deusa Diana.

Santo das causas impossíveis

Invocado como advogado das causas desesperadas e nos momentos de angústia, São Judas Tadeu começou a ser procurado por devotos na França e na Alemanha a partir do fim do século XVIII. Já no Brasil, a devoção ao santo surgiu no início do século XX.

Judas Tadeu é representado segurando um livro, simbolizando a palavra que anunciou, e uma machadinha, o instrumento de seu martírio. Durante anos, o nome de São Judas foi esquecido, em razão do forte desprezo direcionado ao outro Judas, o Iscariotes, que traiu Jesus.

No entanto, em uma aparição à Santa Brígida, Jesus aconselhou-a que invocasse com grande confiança São Judas Tadeu e prometeu socorrer a todos que recorrerem ao santo nos casos mais impossíveis e desesperados.

Alguns especialistas da Igreja dizem que “entre os devotos de São Judas Tadeu, poucos são aqueles que, nas doenças, nas tentações, no desespero, no medo e na aflição, na calúnia e na maledicência, na pobreza e, mesmo onde toda a esperança parece vã, tendo implorado com fervor a intercessão de São Judas Tadeu, não tenham encontrado auxílio e alívio para os seus males”.

Oração ao santo

São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e irmãs, e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o evangelho, como membro ativo de minha comunidade. Espero, então, alcançar de Deus a graça… Que imploro confiando na vossa poderosa intercessão. São Judas Tadeu, rogai por nós! Amém!

Dia de São Judas Tadeu

O Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu espera receber mais de 60 mil fieis no dia do santo. Com missas a cada duas horas, de meia noite às 22h, a terça (28) fechará a novena em homenagem ao santo. A expectativa é que a festa em homenagem ao São Judas Tadeu se torne, novamente, um dos maiores encontros de fé de Minas Gerais.

Veja programação:

(28/10) Terça-feira

  • 0h - Solene Celebração Eucarística
  • 2h, 4h e 6h - Santa Missa
  • 8h e 10h - Missa Sertaneja
  • 12h,14h e 16h - Santa Missa
  • 18h Solene Celebração Eucarística
  • 20h e 22h - Santa Missa

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas