Três regiões de Belo Horizonte registraram mais de 20% da chuva prevista para todo o mês em apenas três dias. A informação foi atualizada pela Defesa Civil da capital no início da manhã desta quarta-feira (3). São elas: Centro-Sul, com 71,5 mm (21,1%); e Nordeste e Oeste, ambas com 73,8 mm (21,8%).
Ainda conforme o órgão, as regionais Venda Nova, com 65 mm (19,2%), e Barreiro, com 63,3 mm (18,7%), aparecem logo em seguida.
Nas últimas 12 horas, o maior acumulado foi registrado em Venda Nova, com 47,4 mm (14%), seguido de Pampulha, com 47,2 mm (13,9%), e Nordeste, com 45,8 mm (13,5%).
Devido aos volumes de chuva das últimas horas e à previsão de novos episódios nos próximos dias, há risco geológico forte nas regionais Oeste, Centro-Sul e Nordeste, e risco moderado em Venda Nova, Norte, Pampulha, Leste, Noroeste e Barreiro até a próxima quinta-feira (4).
Sinais de que deslizamentos podem acontecer:
- Trinca nas paredes.
- Água empoçando no quintal.
- Portas e janelas emperrando.
- Rachaduras no solo.
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de poste ou árvores.
- Muros e paredes estufados.
- Estalos.
Recomendações:
- Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos.
- Coloque calha no telhado da sua casa.
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
- Não jogue lixo ou entulho na encosta.
- Não despeje esgoto nos barrancos.
- Não faça queimadas.
Fonte: Defesa Civil
23h48 - Em virtude dos volumes de chuvas registrados nas últimas horas e a previsão de novas chuvas nos próximos dias, existe risco geológico forte nas regionais em vermelho e moderado nas regionais em amarelo, até a próxima quinta-feira (4).
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) December 3, 2025
Recomenda-se atenção. pic.twitter.com/HAHZnqOTEB
Nesta quarta-feira (3), a previsão indica que o dia será de céu nublado com pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ocasionais. A temperatura mínima foi de 17,6 °C, a máxima estimada é de 28 °C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 50% à tarde.