A tradicional iluminação de
A programação faz parte do
A iluminação natalina na Praça da Liberdade será acesa às 18h30 da segunda (17). Com cenografia imersiva inspirada nas seis regiões de Minas Gerais, o ponto belo-horizontino será transformado em um espetáculo envolvendo fé, arte e tecnologia. Projeções mapeadas, drones, lasers e 170 esculturas do artista Zé do Arame fazem parte do show.
“A ideia esse ano foi realmente abraçar o Estado de Minas Gerais como um todo simbolicamente aqui na Praça da Liberdade, e a partir de, obviamente, uma curadoria em conjunto com a Fundação Clóvis Salgado, entendemos quais que eram aqueles elementos tradicionais, típicos, culturais de cada uma das regiões, podendo ser retratados através das iluminações de Natal”, pontuou a secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botega.
O ponto alto da inauguração será a tradicional chegada do Papai Noel em um trenó de drones. O Palácio da Liberdade dará lugar à Casa do Papai Noel, com ambientes temáticos que remetem ao lar, ao afeto e à memória.
Já no Coreto, apresentações diárias de artistas e corais mineiros celebram a diversidade cultural do estado. A instalação “Revoada de Pássaros” simboliza o voo da liberdade, enquanto o presépio iluminado sobre as águas reflete a Sagrada Família.
Ceia solidária
Em uma ação inédita, o Servas e a Gasmig vão promover uma ceia solidária na véspera de Natal (24/12) no Palácio da Liberdade. A ação reunirá 2 mil crianças, idosos e pessoas em vulnerabilidade social para confraternização e entrega de presentes. Embora tenha o nome ceia, o evento começará durante a tarde.
“Para nós a expectativa é muito grande porque essas pessoas normalmente têm um Natal de solidão, e a intenção é que essa solidão não faça mais parte da vida dessas pessoas que estiverem atendidas aqui neste dia tão simbólico. Para nós é um dia de família. A maior parte de nós tem o privilégio de passar em família. Então nós gostaríamos de proporcionar isso para quem normalmente passa sozinho”, explicou a presidente do Servas, Cristiane Renault.
Vila Mineiridade
Outro destaque da programação deste ano é “A Vila Mineiridade”, na Praça José Mendes Júnior, entre 19/11 e 6/1. O espaço reúne 30 expositores e exalta os sabores da cozinha mineira.
A Vila abriga ainda o Salão das Artes, com curadoria de Mary Arantes e 80 expositores no CCBB BH entre 11 e 21/12, apresentando arte, design, moda e artesanato. A programação conta com patrocínio da Copasa, Instituto BAT Brasil, Codemge e Itambé, e apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, CDL/BH e CCBB.
(Sob supervisão de Edu Oliveira)