Assim como as praias estão para o verão, para efeito de comparação, as cidades históricas estão, sem sombra de dúvidas, para o inverno. Com a
Entre as opções de lazer, as festas locais, como a famosa ‘Vesperata’, são tradicionais e merecem destaque entre os eventos. Uma celebração musical ao ar livre com apresentações de orquestras e corais em lugares históricos, torna-se parada obrigatória para quem visita Diamantina nesta época do ano.
A gastronomia não fica para trás, os restaurantes locais oferecem pratos que combinam ingredientes regionais e receitas tradicionais, proporcionando uma experiência culinária que traduz a essência da cultura mineira.
Pontos turísticos
Dentre pontos turísticos, o Centro Histórico, tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO, é repleto de casarões coloniais, igrejas barrocas e museus que contam a história da cidade e da mineração de diamantes.
Vale ressaltar também, que Diamantina conta com a ‘Casa de Juscelino Kubitschek’, importante museu dedicado ao ex-presidente, ‘Casa da Xica da Silva’ e o ‘Mercado Velho’, locais que comercializam artesanato local e produtos típicos da cidade.
A Serra do Espinhaço é uma ótima opção para os amantes da natureza, lá você se encanta com trilhas e mirantes com vistas deslumbrantes, com o privilégio de contemplar a paisagem única do Vale do Jequitinhonha.