Pelo menos 70 painéis eletrônicos informativos instalados em pontos de ônibus de Belo Horizonte estão fora de funcionamento. Os dados são dessa quinta-feira (29).
Os equipamentos mostram a previsão de chegada dos coletivos e ajudam no embarque e desembarque, principalmente em corredores de grande movimento. Usuários relatam que a falha tem dificultado a locomoção e afetado a mobilidade urbana.
“Muitos ônibus estão sem letreiro, sem marcação de horário, sem nada. Quando o ônibus vem, vem muito lotado. Quando não vem, vem estragado”, relatou Natália, de 22 anos, que trabalha como vendedora.
Leia também:
Faixas exclusivas para ônibus entram em operação na região Centro-Sul de BH nesta quinta (29) BH passa a contar com três novas linhas gratuitas de ônibus aos domingos e feriados; confira quais
Outra usuária contou que os painéis fazem falta no dia a dia. “Aqui tá tudo estragado. Atrapalha muito. A gente quer pegar o ônibus e não sabe os horários”, disse.
Uma idosa, que vem do interior para tratamento médico na capital, também reclamou. “Faz muita falta, principalmente para nós idosos. A gente fica sem saber onde está, qual ônibus pegar”, afirmou.
Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que cerca de 90% dos painéis estão em funcionamento e que 10% passam por manutenção.
Segundo a prefeitura, os equipamentos são alvos frequentes de vandalismo, e a maioria das falhas ocorre por furto de cabos.
A gestão e a manutenção dos painéis são de responsabilidade do consórcio Transfácil. A BHTrans informou que monitora continuamente o funcionamento dos equipamentos e solicita os reparos sempre que necessário.