BH passa a contar com três novas linhas gratuitas de ônibus aos domingos e feriados; confira quais

Rotas vão ligar estações do Barreiro, Venda Nova e Diamante a pontos turísticos da capital

BH passa a contar com três novas linhas gratuitas de ônibus aos domingos e feriados; confira quais

Três novas linhas de ônibus passam a operar gratuitamente em Belo Horizonte a partir deste domingo (25). As rotas integram o programa Catraca Livre e têm como objetivo facilitar o acesso da população ao Parque das Mangabeiras e ao Jardim Zoológico da capital.

As novas linhas vão circular exclusivamente aos domingos e feriados, período em que todas as linhas convencionais e suplementares de ônibus da cidade operam com tarifa zero. Os itinerários e horários podem ser consultados no portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

Vale lembrar que a gratuidade é válida para viagens iniciadas entre 0h e 23h59 aos domingos e feriados

As linhas criadas são:

  • 3151 (Estação Diamante/Parque das Mangabeiras via Havaí), que liga a estação Diamante e o bairro Havaí ao Parque das Mangabeiras;
  • 5350 (Estação Diamante/Zoológico via Estação Barreiro), que conecta as estações Diamante e Barreiro ao Zoológico;
  • 6150 (Estação Venda Nova/Parque das Mangabeiras via Estação São Gabriel), que atende as estações Venda Nova, Vilarinho e São Gabriel, com destino ao Parque das Mangabeiras.

De acordo com a Prefeitura, o programa Catraca Livre completou o primeiro mês de funcionamento com aumento médio de 31% no número de usuários.

Segundo o superintendente de Mobilidade do Município, Rafael Murta, o crescimento da demanda já era esperado.

“Gradativamente, mais passageiros estão utilizando as linhas gratuitas aos domingos e feriados. Estamos monitorando as viagens e avaliando os trechos mais procurados, o que justifica a entrada em operação das três novas linhas”, afirmou.

Para utilizar o benefício, é necessário apresentar o Cartão BHBUS, que serve apenas para liberar o acesso e contabilizar o número de passageiros, sem cobrança de créditos.

Quem não tiver o cartão poderá entrar com a catraca liberada manualmente pelo motorista ou por funcionários das estações. Nos dias de gratuidade, não há integração tarifária com o metrô.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.

Ouvindo...