Sobe para 14 o número de mortes causadas pela chuva em São Paulo

A vítima é um motociclista que foi arrastado por uma enxurrada, nessa quinta-feira (29), em Piracicaba, no interior paulista

Um motociclista morreu, nessa quinta-feira (29), após ser arrastado por uma enxurrada depois de um temporal que atingiu a região de Piracicaba, no interior de São Paulo. Ele é a décima quarta vítima das chuvas desde o início de dezembro do ano passado, quando foi iniciada a ‘SP Sempre Alerta - Operação Chuvas 25/26’ da Defesa Civil.

Uma equipe do órgão municipal foi acionada, mas a vítima não resistiu. A morte foi constatada por equipes do Samu. Até o momento, a identidade do motociclista não foi divulgada.

A Defesa Civil reforça o alerta para que a população não enfrente áreas alagadas nem tente atravessar vias tomadas pela água durante as chuvas. O órgão também alerta que nesta sexta-feira (30) ainda há previsão de fortes chuvas persistentes em boa parte do território de São Paulo.

Leia também:

O motivo é a formação e atuação de um sistema de baixa pressão na costa do estado, que pode trazer chuva de forte intensidade, acompanhada de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Por conta disso, às 8h, a Defesa Civil ativa, mais uma vez, o gabinete de crise, que fica no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, com lideranças das instituições responsáveis pela resposta às emergências.

O objetivo é otimizar recursos e agilizar a resposta às ocorrências provocadas pelas chuvas intensas, como interrupções no fornecimento de energia, bloqueios de rodovias e demais impactos à população.

Óbitos durante a “SP Sempre Alerta - Operação Chuvas 25/26”

1) 10/12/25 - Campos do Jordão: deslizamento

Vítima: um homem

2) 10/12/25 - São Paulo (Zona Leste): queda de muro

Vítima: uma mulher

3) 12/12/25 - Guarulhos: queda de árvore sobre ponto de ônibus

Vítima: uma mulher

4) 13/12/25 - Juquitiba: descarga elétrica

Vítima: um homem

5) 14/12/25 - Bauru: enxurrada

Vítima: um homem

6) 16/12/25 - Ilhabela: queda de muro

Vítima: um homem

7) 16/12/25 - Ilhabela: enxurrada

Vítima: um homem

8) 16/12/25 - Guarulhos: carro arrastado pela enxurrada

Vítima: um homem

9) 29/12/25 - Franca: desabamento do telhado de um galpão

Vítima: um homem

10) 14/01/26 - Taubaté: queda de árvore sobre veículo

Vítima: uma mulher

11 e 12) 16/01/26 - São Paulo (Zona Sul): carro arrastado pela enxurrada

Vítima: casal (um homem e uma mulher)

13) 25/01/26 - São Paulo (Vila Guilherme): vítima arrastada pelas águas pluviais

Vítima: um homem

14) 29/01/26 - Piracicaba (bairro Santa Mônica): vítima arrastada pela enxurrada

Vítima: um homem

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 13 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.

Ouvindo...