O transporte coletivo de Belo Horizonte ganha
Segundo a prefeitura da cidade, A tarifa será de R$ 5,75 e, com o Cartão BHBUS, o passageiro poderá usar outras linhas do sistema municipal dentro do período de 90 minutos, sem pagar uma nova passagem.
A Linha 10 – Circular Noturno vai operar das 23h20 às 4h, com intervalos de cerca de 25 minutos. O trajeto passa por pontos como a Estação Central — com acesso à Rua Sapucaí —, bairros Floresta, Savassi e Lourdes, Praça da Liberdade, Praça Raul Soares, Mercado Novo, região hospitalar e estações de transferência Carijós e Rio de Janeiro. Os veículos utilizados serão do tipo BRT Misto, do sistema Move.
Leia também:
Além da nova linha, a PBH prevê reforço em linhas já existentes, com a inclusão de 37 viagens extras aos domingos, 33 aos sábados e 32 nos dias úteis, distribuídas em 20 linhas noturnas. Outras 20 linhas também tiveram mudanças de itinerário para adequação à demanda.
Pesquisa
As alterações foram definidas a partir de uma pesquisa feita entre julho e agosto com trabalhadores e empresários dos setores de comércio e serviços que atuam à noite. O levantamento apontou que cerca de 35% dos trabalhadores deixam o serviço entre 20h e 5h, com maior concentração de saídas entre 22h e 23h.
A maior parte das vagas de emprego noturno está na Região Centro-Sul, enquanto muitos trabalhadores moram na Regional Oeste.
A concentração de bares, restaurantes e outros serviços noturnos em áreas como Savassi e Lourdes pesou na definição de uma rede mais conectada durante a madrugada.