Ouvindo...

Programa Pé-de-Meia paga 5ª parcela de benefício nesta quinta-feira (31); confira o calendário de pagamentos

Benefício é destinado a estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio da rede pública e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico)

Nesta quinta-feira (31) estudantes nascidos em julho e agosto, participantes do programa Pé-de-Meia de 2025, recebem o pagamento da quinta parcela. O valor, de R$ 200, é referente ao incentivo-frequência e é destinado a alunos do ensino médio da rede pública, incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para ter direito ao benefício, os estudantes devem ter frequência mínima de 80% nas aulas, conforme o Ministério da Educação (MEC). Os pagamentos seguem um calendário específico, estendendo-se até o dia 4 de agosto, de acordo com o mês de nascimento do aluno.

Calendário de pagamentos

  • 28 de julho: Nascidos em janeiro e fevereiro
  • 29 de julho: Nascidos em março e abril
  • 30 de julho: Nascidos em maio e junho
  • 31 de julho: Nascidos em julho e agosto
  • 1º de agosto: Nascidos em setembro e outubro
  • 4 de agosto: Nascidos em novembro e dezembro

A Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão dos recursos, estima que cerca de 3,3 milhões de estudantes serão beneficiados até segunda-feira, 4 de agosto.

Como acessar o dinheiro

A quinta parcela é depositada em uma conta poupança aberta automaticamente em nome dos estudantes na Caixa Econômica Federal. Alunos com 18 anos ou mais podem movimentar ou sacar o valor imediatamente, acessando o aplicativo Caixa Tem. Para menores de 18 anos, é necessária a autorização do responsável legal, que pode ser feita pelo aplicativo ou em uma agência da Caixa.

O status do pagamento, informações escolares e as regras do programa podem ser consultados no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC. Detalhes sobre o pagamento também estão disponíveis nos aplicativos Caixa Tem e Benefícios Sociais.

Leia também

Sobre o Programa Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia é uma iniciativa do governo federal que visa a permanência e conclusão do ensino médio. O programa oferece quatro tipos de incentivos, podendo totalizar até R$ 9,2 mil por aluno ao final do ensino médio.

Destinado a estudantes de baixa renda matriculados no ensino médio da rede pública e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), o programa funciona como uma poupança. Não há necessidade de inscrição, pois os estudantes que se enquadram nos critérios são incluídos automaticamente.

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa jornalismo no UniBH e é estagiária do Digital na Itatiaia. É apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema e mãe do Joaquim