Nesta quarta-feira (15) é comemorado o
A data tem origem na lei de 15 de outubro de 1827, assinada por Dom Pedro I, que criou as primeiras escolas de ensino elementar no Brasil. O texto definiu os conteúdos de estudo, estabeleceu que todas as cidades teriam escolas de primeiras letras e determinou o salário dos professores.
Mais de um século depois, o professor Salomão Becker, em São Paulo, sugeriu usar o dia 15 de outubro para folga e confraternização entre professores e alunos. Em 1948, a data foi oficializada em Santa Catarina, e, em 14 de outubro de 1963, o então presidente João Goulart assinou o decreto federal
Veja o que diz o decreto
“O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, usando das atribuições que lhe confere o item I do artigo 87 da Constituição Federal, decreta:
- Art. 1º O dia 15 de outubro, dedicado ao Professor, fica declarado feriado escolar.
- Art. 2º O Ministro da Educação e Cultura, através de seus órgãos competentes, promoverá anualmente concursos alusivos à data e à pessoa do professor.
- Art. 3º Para comemorar condignamente o dia do professor, aos estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias […].”
Isso significa que a data é feriado escolar, com folga para alunos e professores, mas não é feriado nacional.
Como se tornar professor no Brasil
Para lecionar, é necessário ter curso superior reconhecido pelo MEC, em pedagogia ou outro curso de licenciatura, com formação didática e experiência em sala de aula.
Quem possui pós-graduação pode atuar no ensino superior, sendo recomendada a especialização em docência ou cursos correspondentes.
*Sob supervisão de Lucas Borges