A Polícia Federal realizou, nesta terça-feira (14), a Operação Narco Bet, com o objetivo de desarticular um esquema de lavagem de dinheiro vinculado ao tráfico internacional de drogas.
Estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão em Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. As medidas judiciais incluem ainda o bloqueio de bens e valores que somam mais de R$ 630 milhões.
A operação conta ainda com a cooperação da Polícia Criminal Federal da Alemanha (Bundeskriminalamt – BKA), responsável pela execução de medida cautelar de prisão em face de um dos investigados atualmente localizado em território alemão.
Leia também:
Jovem é assassinado em baile no Cabana, em BH, após foto com gesto associado a facção Apagão: interferência no Sistema Interligado Nacional deixa milhares sem luz no país Vítima de ‘falsa couve’ morre após seis dias entubada no interior de Minas Gerais
A ação é desdobramento da Operação Narco Vela, que teve como foco a repressão ao tráfico de entorpecentes por via marítima a partir do litoral brasileiro.
As investigações indicam que o grupo criminoso utilizava técnicas sofisticadas de lavagem de dinheiro, com movimentações financeiras em criptomoedas e remessas internacionais, voltadas à ocultação da origem ilícita dos valores e à dissimulação patrimonial.
Apura-se, também, que parte dos valores movimentados teria sido direcionada para estruturas empresariais vinculadas ao setor de apostas eletrônicas, as chamadas BETS.
Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa, com indícios de atuação transnacional.