Um cantor que é primo de Rodrigo Goulart, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, recebeu cerca de R$ 880 mil para se apresentar em quermesses da cidade. Cada show custava R$ 50 mil, e, desde junho de 2023, Davi Goulart tem sido contratado sem licitação.
O caso, divulgado pelo jornal O Globo, aponta que Davi tem cerca de sete ouvintes mensais no Spotify, mas, mesmo assim, é frequentemente contratado pela Secretaria de Cultura. A pasta justifica as contratações afirmando que o artista é “consagrado”, já que teria sido elogiado por Neymar por uma música gravada em 2013.
Ainda segundo a reportagem, Davi é contratado em projetos da Secretaria de Cultura que recebem emendas do primo, vereador licenciado. Também foi divulgado que Rodrigo tem direcionado suas emendas a eventos e artistas ligados à produtora Fino Tom, representada por Davi.
Antes de ser considerado “consagrado”, Davi se apresentava em churrascos e cantava em pedidos de casamento. Nas redes sociais, ele tem pouco mais de 6 mil seguidores. Contratado nove vezes para se apresentar em quermesses, o cantor teve os documentos relativos às contratações mantidos sob sigilo. A gestão não apresentou nenhum parecer técnico de servidor que comprove a “consagração” do artista ou a justificativa dos valores pagos.
Uma nota técnica anexada aos processos traz um texto supostamente retirado das redes sociais do cantor, usado para justificar o status de “consagrado” após o elogio de Neymar.
“Davi participou de um álbum experimental em 2014 voltado ao pop sertanejo, produzido pelo maestro Ney Marques, no qual se destaca a música Taça de Vinho, elogiada até pelo jogador do Barcelona Neymar Jr., entre outros artistas e atletas. Em 2017, gravou o clipe da música Quando o Amor Maltrata, composta por Hudson, da dupla sertaneja Edson e Hudson.”
A Secretaria de Cultura afirmou, em nota, que “todas as contratações artísticas seguem rigorosamente os critérios legais” e que “cada processo inclui a comprovação de valores compatíveis e a documentação que atesta a consagração dos artistas”.
Sobre Rodrigo Goulart, o secretário disse que seu posicionamento é o mesmo da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, enviada ao O Globo.