O Instituto MetSul Meteorologia alerta para possibilidade de tempestades na próxima semana no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, em razão da aproximação de um ciclone.
“Um centro de baixa pressão extremamente profundo, que não estamos acostumados a ver em nossa região, com valores de pressão atmosférica mais comuns de se observar em ciclones tropicais no Atlântico Norte e em ciclones extratropicais poderosos mais ao Sul do continente, vai avançar para o Sul do Brasil neste começo de semana”, alerta o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, em artigo publicado no portal do instituto
O instituto cita alto risco de uma onda de tempestades na terça-feira no Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil como efeito do ciclone com os temporais já afetando o Rio Grande do Sul no fim da tarde e noite da segunda. “Há risco de vendavais intensos e destrutivos localizados, além de granizo. O sistema poderá trazer ainda muita chuva em diferentes pontos do Sul do Brasil com acumulados perto e acima de 50 mm em poucas horas, mas com volumes localizados de até de 100 mm a 200 mm. Uma vez formado, o ciclone pode trazer vento muito intenso por várias horas seguidas, o que traria um enorme impacto no setor elétrico com falta de luz para um número significativamente alto de clientes”, destaca o Metsul.
Há possibilidade de ventos ciclônicos de 60 km/h a 80 km/h na maior parte do Rio Grande do Sul com rajadas de 80 km/h a km/h 100 km/h no Sul e no Leste gaúcho, mas há modelos apontando até vento de até 100 km/h a 130 km/h durante a quarta-feira (10) no Leste do estado, dia que deve ser o mais ventoso em cidades do Sul e do Leste do estado, incluindo a área da capital.
“Desenha-se, portanto, uma sequência de dias de altíssimo risco meteorológico entre a segunda e a quinta-feira, quando o ciclone começará a se afastar. Leve muito a sério o que está vindo”, reforçou Luiz Fernando Nachtigall.