Ouvindo...

Apagão: saiba quais estados foram afetados pela falta de energia elétrica

Ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação

Distribuição de energia elétrica

Pelas redes sociais, moradores de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Bahia, Amazonas, Goiás, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal relataram que sofreram com a falta de energia elétrica entre a noite de segunda (13) e a madrugada desta terça-feira (14).

As companhias de energia de todo país haviam alertado que foi necessária a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, do Sistema Interligado Nacional, que afetou o fornecimento de energia elétrica em diversos municípios brasileiros.

A resposta definitiva veio na manhã desta terça (14). Segundo o governo federal, a falha foi causada por um incêndio em uma subestação no Paraná. Mais cedo, as companhias de energia que atuam no país citaram uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN). Ainda não se sabe o que causou o incêndio.

Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou a ocorrência no SIN, provocando a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga. “Assim que identificou a situação, o ONS iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões”.

A previsão é que o Operador Nacional do Sistema Elétrico elabore um Relatório de Análise da Perturbação até a próxima sexta-feira (17).

O que disseram as concessionárias de energia dos estados?

CEMIG - (MG)

A Cemig informa que ocorreu, às 00h32 desta terça-feira (14), em sua área de concessão, a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), do Sistema Interligado Nacional (SIN), que afetou o fornecimento de energia elétrica em diversos municípios, em todas as regiões do estado. O restabelecimento de 99% dos clientes ocorreu até à 01h30, após autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Às 06h12, todos os clientes afetados pelo evento foram restabelecidos. As causas da ocorrência, que afetou diversas partes do país, serão apuradas pelo ONS. A companhia esclarece que a prioridade da empresa, em eventos dessa natureza, é o restabelecimento no menor tempo possível para todos os clientes.

ENEL - (SP)

A Enel São Paulo afirmou que a interrupção afetou 937 mil clientes da distribuidora na madrugada, às 0h32, e foi causada pela atuação do ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga), de responsabilidade do ONS (Operador Nacional do Sistema). “O procedimento de corte de carga – conhecido como ERAC – acontece de forma automática, quando alguma ocorrência é identificada no SIN (Sistema Interligado Nacional), para proteger o sistema elétrico”, completou a empresa. Segundo a Enel, a energia foi restabelecida e normalizada para todos os clientes em 8 minutos, por volta das 0h40.

ENEL - (RJ e CE)

A Enel Ceará e a Enel Rio também informaram a queda de energia no mesmo horário, e apontaram a atuação do ERAC como causa. No Ceará, o fornecimento foi restabelecido às 0h59, atingindo cerca de 530 mil clientes. No Rio, o fornecimento foi normalizado às 1h22, após afetar 277 mil clientes no estado.

LIGTH RJ - (RJ)

A Light RJ informou que às 0h31 houve atuação do ERAC devido a contingência no Sistema Interligado Nacional. Houve atuação de dois estágios do esquema definido pelo ONS, com interrupção para 11 subestações da Light, afetando parte da Baixada Fluminense, zona Norte e zona Oeste do Rio, em um total de 450 mil clientes. A operação foi normalizada às 01h05.

AMAZONAS ENERGIA - (AM)

A concessionária Amazonas Energia informou que o fornecimento foi restabelecido em todo o estado e que o desligamento teve origem fora de sua área de concessão. Em nota, a concessionária afirmou que o sistema foi normalizado por volta das 3h.

NEOENERGIA BRASÍLIA - (DF)

A Neoenergia Brasília, responsável pelo fornecimento no Distrito Federal, confirmou que a ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou 8 subestações e interrompeu o fornecimento de energia para cerca de 300 mil clientes. O desligamento ocorreu entre 0h31 e 1h06.

EQUATORIAL - (GO e MA)

Em Goiás, quase 50 municípios foram afetados pela falta de energia, segundo a Equatorial. O desligamento temporário do fornecimento atingiu aproximadamente 529.498 unidades consumidoras. Já a Equatorial Maranhão, responsável pelo fornecimento no estado, afirmou que a energia foi restabelecida à 1h30. A empresa ainda não confirmou o número de pessoas afetadas.

NEOENERGIA COSERN - (RN)

No Rio Grande do Norte, o desligamento do sistema elétrico interrompeu o fornecimento de energia para cerca de 425 mil clientes da Neoenergia Cosern, o que representa 26% do total de clientes no estado. O serviço começou a ser restabelecido em quatro minutos, e concluído por volta da 1h.

ENERGISA - (PB e SE)

Segundo a Energisa, concessionária de energia na Paraíba, o problema foi registrado à 0h31 e normalizado para todos os clientes afetados por volta de 0h40. O número de afetados não foi divulgado. Em Sergipe, a Energisa informa que o fornecimento de energia foi interrompido para cerca de 200 mil clientes. O serviço foi restabelecido por volta de 1h11.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.