O
apagão registrado em diferentes partes do país na madrugada desta terça-feira (14) pode ter sido causado por incêndio, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em nota, órgão apontou que o incidente ocorreu em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, que desligou toda a unidade de 500 kV e interrompeu a interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste.
Ainda conforme a ONS,
a ocorrência provocou a interrupção de aproximadamente 10.000 MW de carga em todo o país, afetando os quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN) - Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte. As perdas foram de 1.600 MW no Sul, 1.900 MW no Nordeste, 1.600 MW no Norte e 4.800 MW no Sudeste. No momento do incidente, a região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste e o Centro-Oeste.
Leia mais:
Apagão nacional atinge o DF e deixa mais de 300 mil clientes sem energia
O ONS informou que as ações de recomposição começaram imediatamente após a falha e que o fornecimento foi restabelecido de forma segura em até 1h30 nas regiões Norte, Nordeste e
Sudeste/Centro-Oeste. No Sul, a normalização foi concluída por volta de 2h30.
Leia mais:
Apagão no Brasil atingiu todas as regiões de Minas Gerais, confirma Cemig
Reunião
Uma reunião entre o ONS e os principais agentes do sistema está prevista para ocorrer ainda nesta terça-feira, para discutir os impactos da falha. Até sexta-feira (17), será elaborado um Relatório de Análise da Perturbação (RAP) para detalhar as causas e consequências do apagão.
O Ministério de Minas e Energia acompanha o caso em conjunto com o ONS.