Ouvindo...

Apagão deixa mais de 700 mil famílias sem energia no Rio e na Baixada Fluminense

Interrupção começou por volta de 0h30 e durou até cerca de 1h20; ONS acionou sistema automático de proteção elétrica após ocorrência no SIN

Segundo as concessionária de energia elétrica Light e Enel, a interrupção foi causada pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS)

Mais de 700 mil famílias ficaram sem energia elétrica na madrugada desta terça-feira (14), devido a um apagão que atingiu vários bairros do Rio, além de cidades da Baixada.

Segundo as concessionárias de energia elétrica Light e Enel, a interrupção foi causada pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Ainda segundo as empresas, o procedimento de corte de carga acontece de forma automática, quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN), para proteger o sistema elétrico.

Leia também

Por conta disso, a energia foi suspensa a partir de 00h30, afetando 727 mil clientes, sendo 450 mil atendidos pela Light em cidades da baixada e bairros das Zonas Norte e Oeste da capital, além de outros 277 mil clientes atendidos pela Enel.

Para clientes da Light a concessionária explicou que o fornecimento foi normalizado às 01h05 e para os clientes da Enel, a energia voltou às 1h22.

Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.