O
Ainda de acordo com a FAB, o Corpo de Bombeiros e equipes da Força Aérea foram acionados devido aos destroços na área da colisão. Os restos do primeiro lançamento de um foguete comercial realizado a partir do Brasil caíram nas proximidades da Base de Alcântara.
Imagens registradas logo após a tentativa mostram uma nuvem de fogo ao redor do foguete, indicando a falha poucos instantes após a decolagem.
Foguete sul-coreano explode em tentativa de lançamento no Brasil
— Itatiaia (@itatiaia) December 23, 2025
📲 Leia mais em https://t.co/ze8WN7uf0t
📹 Reprodução/YouTube/Innospace pic.twitter.com/kwbdIN9FT5
“Uma equipe da FAB e do Corpo de Bombeiros do CLA já foi enviada ao local para análise dos destroços e da área de colisão. Todas as ações sob responsabilidade da FAB para coordenação da operação, que envolvem segurança, rastreio e coleta de dados foram cumpridas exatamente conforme planejado, garantindo um lançamento controlado e dentro dos parâmetros internacionais do setor espacial”, destacou.
A operação fazia parte de uma iniciativa inédita de parceria entre o Brasil e uma empresa privada da Coreia do Sul, com o objetivo de realizar o lançamento de um foguete orbital, marco considerado estratégico para o avanço do programa espacial brasileiro.
Hanbit-Nano
O Hanbit-Nano é capaz de alcançar o espaço em cerca de três minutos. O foguete tem 21,9 metros de altura, pesa aproximadamente 20 toneladas, possui 1,4 metro de diâmetro e pode atingir velocidade de até 30 mil km/h.
O desenvolvimento do veículo envolveu 247 profissionais, dos quais 102 engenheiros atuaram exclusivamente nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.
Empresa sul-coreana adia lançamento do primeiro foguete comercial no Brasil; veja fotos