FAB divulga causa da explosão após lançamento de foguete em Alcântara, no Maranhão

Problema foi identificado segundos após a decolagem, levando à queda do foguete dentro da área do Centro de Lançamento, no Maranhão

FAB divulga causa da explosão após lançamento de foguete em Alcântara, no Maranhão

O lançamento do foguete Acântara, que explodiu durante a decolagem no Maranhão, nessa segunda-feira (22), resultou na colisão da aeronave com o solo após uma anomalia registrada segundos depois da partida, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB).

Ainda de acordo com a FAB, o Corpo de Bombeiros e equipes da Força Aérea foram acionados devido aos destroços na área da colisão. Os restos do primeiro lançamento de um foguete comercial realizado a partir do Brasil caíram nas proximidades da Base de Alcântara.

Imagens registradas logo após a tentativa mostram uma nuvem de fogo ao redor do foguete, indicando a falha poucos instantes após a decolagem.

“Uma equipe da FAB e do Corpo de Bombeiros do CLA já foi enviada ao local para análise dos destroços e da área de colisão. Todas as ações sob responsabilidade da FAB para coordenação da operação, que envolvem segurança, rastreio e coleta de dados foram cumpridas exatamente conforme planejado, garantindo um lançamento controlado e dentro dos parâmetros internacionais do setor espacial”, destacou.

A operação fazia parte de uma iniciativa inédita de parceria entre o Brasil e uma empresa privada da Coreia do Sul, com o objetivo de realizar o lançamento de um foguete orbital, marco considerado estratégico para o avanço do programa espacial brasileiro.

Hanbit-Nano

O Hanbit-Nano é capaz de alcançar o espaço em cerca de três minutos. O foguete tem 21,9 metros de altura, pesa aproximadamente 20 toneladas, possui 1,4 metro de diâmetro e pode atingir velocidade de até 30 mil km/h.

O desenvolvimento do veículo envolveu 247 profissionais, dos quais 102 engenheiros atuaram exclusivamente nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.

Empresa sul-coreana adia lançamento do primeiro foguete comercial no Brasil; veja fotos

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.

Ouvindo...