O
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), responsável pela administração da base, após a saída da plataforma, o foguete iniciou sua trajetória vertical conforme previsto. No entanto, houve uma anomalia no veículo que o fez colidir com o solo.
“Uma equipe da FAB e do Corpo de Bombeiros do CLA já foi enviada ao local para análise dos destroços e da área de colisão. Todas as ações sob responsabilidade da FAB para coordenação da operação, que envolvem segurança, rastreio e coleta de dados foram cumpridas exatamente conforme planejado, garantindo um lançamento controlado e dentro dos parâmetros internacionais do setor espacial”, destacou.
Foguete sul-coreano explode em tentativa de lançamento no Brasil
— Itatiaia (@itatiaia) December 23, 2025
📲 Leia mais em https://t.co/ze8WN7uf0t
📹 Reprodução/YouTube/Innospace pic.twitter.com/kwbdIN9FT5
A operação fazia parte de uma iniciativa inédita de parceria entre o Brasil e uma empresa privada da Coreia do Sul, com o objetivo de realizar o lançamento de um foguete orbital, marco considerado estratégico para o avanço do programa espacial brasileiro.
A
Veja a nota da Força Aérea Brasileira
“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta segunda-feira (22/12), no contexto da Operação Spaceward, o foguete HANBIT-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, foi lançado às 22h13 (horário de Brasília) a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).
Na ocasião, após a saída da plataforma, o veículo iniciou sua trajetória vertical conforme previsto. No entanto, houve uma anomalia no veículo que o fez colidir com o solo.
Uma equipe da FAB e do Corpo de Bombeiros do CLA já foi enviada ao local para análise dos destroços e da área de colisão. Todas as ações sob responsabilidade da FAB para coordenação da operação, que envolvem segurança, rastreio e coleta de dados foram cumpridas exatamente conforme planejado, garantindo um lançamento controlado e dentro dos parâmetros internacionais do setor espacial.
As equipes técnicas da Innospace seguem atuando na análise dos dados e na apuração das causas do ocorrido, em conjunto com a FAB e com os demais órgãos e instituições envolvidos na operação.
Demais informações serão divulgadas oportunamente, à medida que as avaliações avancem”
* Informações com CNN