Ouvindo...

Metanol: Procon-SP lança atalho em site para denúncia de adulteração de bebidas

Até agora, 39 casos foram notificados por intoxicação de metanol no estado de São Paulo; dez casos já foram confirmados como resultado da ingestão da substância

Bebidas com metanol: Procon-SP abre canal de denúncia

Após casos de bebidas “batizadas” com metanol, o Procon-SP lançou, nesta quarta-feira (1°), um atalho em seu site para receber denúncias de adulteração. A medida faz parte da determinação do governador Tarcísio de Freitas e integra a força-tarefa do governo paulista após casos de contaminação e mortes confirmadas na capital e na Grande São Paulo.

Consumidores que identificarem produtos suspeitos em mercados ou bares podem acessar o site do Procon-SP e formalizar a denúncia. O sistema permite que o registro seja feito de forma anônima.

Leia também:

O órgão também publicou uma série de orientações para os consumidores ao comprar bebidas:

  • Procure estabelecimentos conhecidos ou dos quais tenha referência;
  • Desconfie de preços muito baixos – no mínimo podem indicar alguma falha como sonegação e adulteração, por exemplo;
  • Observe a apresentação das embalagens e o aspecto do produto;
  • Ao notar alguma diferença, não fazer testes caseiros como cheirar, provar ou tentar queimar a bebida;
  • Mais importante: fique atento a sintomas pós-consumo: visão turva, dor de cabeça intensa, náusea, tontura ou rebaixamento do nível de consciência, isso pode indicarintoxicação por metanol ou por bebida adulterada;
  • Busque atendimento médico imediato: se houver qualquer sintoma suspeito, o consumidor deve procurar urgência médica sem demora;
  • Comunique as autoridades competentes;
  • Exija sempre a nota fiscal ou comprovação de origem: documento precisa ter todas as informações de identificação do fornecedor e da compra, isso ajuda na rastreabilidade do produto.

Recomendações Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça e Segurança Pública emitiu uma recomendação urgente aos estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas no estado de São Paulo e em regiões próximas.

Leia também:

Em nota, o ministério recomendou atenção a itens com lacres tortos, erros evidentes de impressão e preços atipicamente baixos.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.