Ouvindo...

Homem preso por ameaçar Felca aprendeu a invadir sistemas pelo Youtube

Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, de 22 anos, detido em Olinda (PE), também vendia conteúdo infantil na internet

Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, preso em Olinda (PE), nessa segunda-feira (25), por ameaçar o influenciador Felca, ganhava dinheiro invadindo sistemas do poder público e vendendo informações sobre pessoas na internet.

Segundo o delegado Eronides Meneses, da Delegacia de Crimes Cibernéticos de Pernambuco, Cayo Lucas aprendeu a hackear os bancos de dados em aulas no YouTube. “Ele aprendeu [a invadir sistemas] pela internet, realmente, com grupos. E aí, aprendendo com aulas no YouTube, sozinho mesmo. Na verdade, ele é bastante habilidoso”, detalhou o delegado.

Cayo Lucas também é investigado por fazer parte de uma quadrilha que, por meio de “desafios”, promovia exploração sexual de crianças e adolescentes. Segundo o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, ele vendia material de abuso infantil nas redes.

Além dele, foi preso ainda um jovem identificado como Paulo Vinicios Oliveira Barbosa. Os dois eram amigos, e o segundo foi capturado em flagrante, porque, no momento em que a polícia entrou na casa, o computador de Paulo estava aberto num sistema da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Leia também:

Ambos vão responder por invasão de dispositivo informático. De acordo com o delegado Eronides Meneses, Cayo Lucas já era investigado pela Polícia Civil por outros crimes, mas ele não deu detalhes sobre a investigação, que é sigilosa.

O delegado informou ainda que tanto Cayo quanto Paulo Vinícius ganhavam dinheiro vendendo informações sigilosas pela internet. Eles conseguiam credenciais para sistemas restritos em grupos no Telegram e, assim, obtinham os dados.

Segundo a investigação da Polícia Civil de São Paulo, Cayo Lucas usava uma conta na rede social Telegram para anunciar os serviços criminosos. Em uma postagem, ele prometia obter identidade, bloquear contas bancárias e pegar foto 3x4 “de qualquer pessoa do Brasil”.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.