Ouvindo...

Suspeito de ameaçar Felca de morte é preso em Pernambuco

Em ação conjunta das Polícias Civis de São Paulo e Pernambuco, homem foi preso após o influenciador denunciar a adultização de crianças e solicitar a quebra de sigilo de e-mail

Suspeito de ameaçar Felca de morte é preso em Pernambuco.

Um homem foi preso nesta segunda-feira (25) em Pernambuco acusado de ameaçar o youtuber e influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca. A ação foi resultado de uma operação conjunta das Polícias Civis de São Paulo e Pernambuco.

Segundo o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, o suspeito não somente enviava ameaças, como também vendia material infantil pelas redes sociais.

A prisão foi baseada em decisão judicial do Tribunal de Justiça de São Paulo, emitida em caráter de urgência no dia 17. Felca havia solicitado a quebra de sigilo de um e-mail usado pelo suspeito, o que permitiu ao Google fornecer informações de identificação do usuário, incluindo IPs e dados cadastrais.

O influenciador recebeu ameaças de morte e falsas acusações de pedofilia após publicar o vídeo sobre a “adultização” nas redes sociais, o que configurava um risco concreto à sua segurança pessoal. Após receber ameaças de morte e falsas acusações de pedofilia, Felca passou a adotar medidas de segurança, como andar com carro blindado e contar com seguranças, segundo ele próprio relatou ao podcast PodDelas.

O influenciador ganhou destaque ao criticar a participação de youtubers em apostas esportivas, as chamadas “bets”, e denunciou recentemente o influenciador paraibano Hytalo Santos por exploração de menores, resultando na prisão do acusado semanas depois.

A denúncia de Felca

Felipe Bressanim Pereira, de 27 anos, o Felca, fez um vídeo de cerca de 50 minutos, em que aborda a “adultização” de crianças na internet. Ele começa citando “coaches mirins”, que são adolescentes e até crianças que falam sobre investimentos online. Em um trecho, mostra um jovem afirma que a escola “atrapalhava seu desenvolvimento”. O youtuber critica os pais e responsáveis por permitir a exposição dos filhos nesse e nos mais variados contextos na rede.

Em seguida, associa a adultização ao contexto da pedofilia e aponta que algoritmos das redes sociais favorecem a exposição e exploração de crianças, aumentando riscos para crimes.

Na parte final do vídeo, Felca entra no caso de Hytalo Santos, alvo de investigações desde 2024 pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) por suposta exploração de menores em conteúdos publicados online. Ele também entrevista uma psicóloga, que explica os danos psicológicos que situações como essa podem causar.

A denúncia das atividades de Hytalo Santos

Felca acusa o influenciador paraibano Hytalo de criar e reproduzir conteúdos que exploram menores de idade. Um dos exemplos citados no vídeo é o caso de Kamylla Santos, de 17 anos, que, segundo o youtuber, teria sua imagem explorada de forma sensual em publicações.

Segundo o MPPB, dois promotores acompanham o caso, mas nenhum deles pediu a desativação do perfil de Hytalo. O órgão informou que o inquérito criminal foi aberto antes das declarações de Felca.

Após a repercussão, o caso chegou à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. O presidente do colegiado, deputado Reimont, sugeriu a prisão de Hytalo Santos.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.