A Polícia Civil de São Paulo realiza, nesta quinta-feira (21), uma operação contra fraude milionária no sistema bancário e ocultação de patrimônio atribuída aos donos da rede de lojas Camisaria Colombo.
Ao todo, estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Birigui, Avaré e Brasília. Entre os alvos estão os proprietários da rede varejista de moda masculina, os irmãos Álvaro Jabur Maluf Júnior e Paulo Jabur Maluf, além do representante legal da empresa BS Capital e de um funcionário.
Mais de 20 policiais da Delegacia de Crimes Cibernéticos participam da operação.
Como funcionava o esquema
As investigações começaram em dezembro, a partir de uma denúncia feita pela instituição financeira PagSeguro, que relatou o furto de valores por meio de fraude tecnológica.
Segundo a Polícia Civil, o grupo criminoso explorou uma vulnerabilidade do sistema bancário para criar créditos inexistentes e movimentar os valores em várias contas diferentes. Com isso, conseguiu transferir cerca de R$ 21 milhões para uma conta da empresa BS Capital. Só entre 1º e 21 de outubro do ano passado, foram movimentados R$ 9 milhões.
Ainda segundo a investigação, o esquema tinha como objetivo ocultar bens e valores no processo de recuperação judicial da Camisaria Colombo, em prejuízo de credores e do sistema financeiro nacional.
Recuperação judicial
A polícia afirma também, que a Camisaria Colombo segue com lojas abertas, mas está em recuperação judicial. A Polícia Civil aponta que parte do dinheiro desviado foi usada para tentar proteger o patrimônio da rede e dificultar o pagamento de dívidas. Além dos donos da Camisaria Colombo, também são investigadas outras pessoas que se beneficiaram com transferências feitas a partir da conta da BS Capital.
A reportagem procurou a Camisaria Colombo e a BS Capital, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria. O espaço segue aberto para manifestações.