Uma mudança no tempo deve elevar as temperaturas nos próximos dias em várias regiões do país, incluindo São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Segundo o Climatempo, o fenômeno conhecido como terceiro período de veranico deve fazer os termômetros ultrapassarem os 30 °C em cidades paulistas a partir desta quarta-feira (20).
Nas demais áreas do estado de São Paulo e em parte de MG, RJ e ES, o predomínio será de tempo firme, com sol e variações de nebulosidade ao longo do dia. No entanto, o índice de umidade relativa do ar permanecerá em níveis críticos, especialmente no interior paulista e na metade oeste de Minas Gerais, alerta o instituto.
Temperaturas altas aumentam risco de queimadas
A combinação de temperaturas acima de 30 °C com umidade do ar abaixo de 30% eleva o risco de expansão de focos de incêndio, alerta o Climatempo e o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo. O órgão destaca que o tempo seco e o calor intenso facilitam a propagação de queimadas e aumentam a concentração de poluentes nos centros urbanos.
O fenômeno do veranico ocorre devido ao afastamento do ar frio de origem polar e à predominância de ventos quentes do Norte e Nordeste, que elevam as temperaturas, especialmente durante a tarde, com céu claro e sol forte.
Cidades da Grande SP, como Valparaíso (33,8 °C) e Dracena (33,7 °C), registraram picos de calor nesta segunda-feira (18), e a tendência é de aumento gradual do calor até o final da semana, com máximas entre 35 °C e 37 °C no norte e oeste paulista. O veranico pode se estender em algumas regiões até a próxima segunda-feira (25).
Umidade do ar continua baixa
O aumento das temperaturas também provoca maior evaporação natural, reduzindo ainda mais a umidade do ar. Desde a semana passada, várias áreas do estado de São Paulo registram umidade abaixo de 20%, com alguns pontos do extremo norte chegando a menos de 10%. Nos próximos dias, a umidade deve se manter baixa em quase todo o estado, com índices entre 21% e 30%, caracterizando atenção para o ar seco.
O Climatempo e o CGE reforçam que é fundamental manter hidratação, evitar exposição ao sol intenso e tomar precauções contra queimadas durante este período de calor intenso e ar seco.