Os motoristas considerados responsáveis no
A
O benefício é concedido às pessoas cadastradas no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que são aqueles que não têm infrações de trânsito registradas nos últimos 12 meses. Esses motoristas recebem o selo de “bom condutor”.
Leia mais:
MP denuncia que jovem priorizou ‘próprio bem-estar’ ao abandonar amigo no Pico Paraná Bacabal-MA: irmãos desaparecidos estiveram em casa abandonada na região Vídeo mostra momento em que jovem sem CNH bate carro em ônibus na Av. Afonso Pena em BH
Motoristas já beneficiados
A maioria dos condutores que já tiveram a
No grupo dos motoristas profissionais, predominam as categorias AD, que incluem
O Sudeste é a região com a maior concentração de renovações. São Paulo lidera o ranking nacional, com 86.770 CNH renovadas, seguido por Mina Gerais (35.771), Rio de Janeiro (29.343) e Espírito Santo (7.825).
Mais de 64 mil motoristas foram contemplados no Nordeste. A Bahia aparece à frente, com 15.226 renovações, seguida por Pernambuco (12.927) e Ceará (11.798).
No Sul do país foram registradas mais de 53 mil renovações, com Paraná (22.119),
Leia mais:
Homem é morto a facadas em área conhecida pelo tráfico de drogas em Esmeraldas PBH oficializa Dia Municipal da Parada do Orgulho LGBT Mercado de motos cresce 17% e registra maior volume desde 2003
Como funciona a renovação automática?
A renovação automática da CNH é destinada aos motoristas inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que reúne condutores sem infrações de trânsito nos últimos 12 meses.
Para esse grupo, a medida acontece de forma automática quando a carteira de motorista vence, sem custos adicionais. A adesão ao RNPC pode ser feita pelo aplicativo da CNH Digital ou pelo
Porém, o benefício não se aplica para todos os condutores. Motoristas com 70 anos ou mais não estão aptos à medida, enquanto condutores a partir dos 50 podem utilizar a renovação automática apenas uma vez, no vencimento do documento, sem cobrança de taxas ou de exames presenciais.
Motoristas que tiveram a validade da CNH reduzida por recomendação médica, ou que estão com o documento vencido há mais de 30 dias, também não são beneficiados.
(Sob supervisão de Alex Araújo)