O bicheiro
Segundo o MP, os valores teriam sido pagos nos dias seis e nove de maio de 2023. Aos policiais militares, a propina variava de R$ 5 mil a R$ 48 mil, dependendo do batalhão. Já para os policiais civis o pagamento ilegal era dividido entre as delegacias distritais. Ainda de acordo com as investigações, os pagamentos foram supervisionados pelo bicheiro e o braço direito dele, Flávio da Silva Santos, conhecido como Flávio da Mocidade.
Flávio, que é presidente da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel,
Outro mandado de prisão também foi cumprido contra o bicheiro Rogério de Andrade, que já estava preso. Segundo as investigações, desde 2014 Rogério e Flávio comandam a principal organização responsável pela exploração de jogos de azar no Rio de Janeiro. A denúncia aponta que os dois atuam na gestão dos pontos de jogos e em disputas violentas com grupos rivais, entre eles o grupo liderado por Fernando Iggnácio,
Quem é Rogério de Andrade?
Rogério é sobrinho de Castor de Andrade, um dos nomes mais conhecidos da contravenção carioca,
O bicheiro dividiu a herança de Castor com o filho do bicheiro, Paulo Roberto de Andrade, que morreu um ano após o pai, e com o ex-cunhado, Fernando Iggnácio, assassinado a tiros em um heliponto, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em 2020. Rogério foi investigado como mandante dos dois crimes.
Desde os homicídios dos parentes, Rogério de Andrade passou a ser o único herdeiro do império de Castor, que inclui diversas empresas, escola de samba e exploração do jogo do bicho, com máquinas caça-níqueis, bingos e cassinos em toda a Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Há alguns anos, Rogério de Andrade vive uma guerra declarada contra
Na disputa violenta por pontos de jogo, Rogério de Andrade foi um dos alvos. Em um atentado, em 2010, explosivos foram colocados dentro do carro onde o bicheiro estava. O filho do contraventor, Diogo de Andrade, que dirigia o veículo, não sobreviveu. Rogério teve ferimentos no rosto.