O ministro da Educação, Camilo Santana, usou as redes sociais nessa quinta-feira (23) para explicar que o Exame Nacional do Ensino Médio 2025 (Enem) voltará a valer como certificado de conclusão do Ensino Médio. A prova deixou de ser válida como certificação em 2016 e, agora, volta a valer diploma para maiores de 18 anos.
Outra novidade divulgada pelo ministro é que todos os estudantes terceiro ano do Ensino Médio já estarão automaticamente pré-inscritos no exame. “Agora só precisarão entrar no endereço da página, confirmar a inscrição e fazer a opção pela prova de línguas [...] Lembrando também que é gratuito para os alunos do Ensino Médio em escolas públicas no Brasil”, explicou Santana.
Com a revogação da certificação, aqueles que não tivessem matriculados regularmente em escolas tinham que buscar o diploma do Ensino Médio pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Apesar da mudança, o Ministério da Educação já explicou que o Encceja continuará existindo.
Cronograma Enem 2025
- Inscrições: 26 de maio a 6 de junho
- Prova do Enem: 9 e 16 de novembro