Mais de 40 milhões de brasileiros possuem dinheiro esquecido em bancos e outras instituições financeiras, segundo informações do sistema de Estatísticas do Valores a Receber do Banco Central do Brasil (BCB). Ao todo,
Cerca de 60% dos beneficiários possuem valor de até R$ 10 para receber. Uma menor fatia, mas que corresponde a 5 milhões de pessoas, pode recuperar até R$ 1 mil. Existem ainda cerca de 900 mil pessoas que podem recuperar mais de R$ 1 mil.
Mais de R$ 5 bilhões foram deixados em bancos. A instituição é líder e possui a maior parte do dinheiro esquecido, seguido de administradoras de consórcio, nas quais cerca de R$ 1 bi foi esquecido, e cooperativas, com mais de R$ 800 milhões esquecidos. Apenas nos bancos, mais de 32 milhões de brasileiros têm dinheiro esquecido em bancos, segundo o Banco Central.
O brasileiro ou brasileira que tem dinheiro esquecido pode recuperar a quantia por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR). O serviço, do Banco Central, permite que o beneficiário consulte se ele, sua empresa ou pessoas falecidas têm dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição e, caso tenha, saber como solicitar o valor.
O sistema pode ser acessado por meio da conta Gov.br. Por questões de segurança, a conta precisa ser de nível prata ou ouro e com a verificação em duas etapas habilitadas. Segundo o Banco Central do Brasil (BCB), a exigência tem relação com o sigilo bancário.
Como consultar e receber o valor esquecido?
O Banco Central do Brasil alerta que o
A partir dessa etapa, o interessado deverá ler e aceitar o Termo de Ciência. Por meio do sistema, o beneficiário poderá ver o valor a receber; o nome e os dados de contato da instituição que deve devolver o valor; a origem (tipo) do valor a receber; e mais informações sobre o valor a receber, quando for o caso.
Em seguida, o interessado deverá acessar a opção que o sistema mostrar e seguir as orientações indicadas. Caso o sistema ofereça a opção Solicitar por aqui, o beneficiário deverá seguir duas etapas:
- Selecione uma de suas chaves Pix (campo obrigatório) e informe seus dados pessoais
- Guarde o número de protocolo, para entrar em contato com a instituição, se necessário.
Com essa opção, o beneficiário receberá o valor em até 12 dias úteis. Isso mesmo que tenha indicado a chave Pix, a instituição pode devolver por TED ou DOC para a conta da chave Pix selecionada.
Além disso, a instituição pode entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail indicado pela para confirmar sua identidade ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução. Segundo o BCB, o procedimento é para a segurança do beneficiário e da instituição. Nesses casos, o órgão pede que o interessado não forneça senhas a ninguém.
Caso o sistema ofereça a opção Solicitar por aqui, mas não apresente uma chave Pix disponível para seleção. Outras duas etapas devem ser seguidas:
- Entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis; ou
- Se preferir, crie uma chave Pix e volte ao sistema para solicitar o valor.
Caso o sistema não ofereça a opção Solicitar por aqui, o contribuinte deve entrar em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira também não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis.
Caso o valor seja acima de R$ 100 e o sistema informar é necessário ativar o duplo fator de autenticação. Nesse caso, o interessado deverá entrar no aplicativo gov.br e ativar o duplo fator de autenticação
Como ativar o duplo fator de autenticação?
A verificação em duas etapas é um recurso que acrescenta uma camada adicional de segurança para a conta gov.br. O usuário que ativar essa funcionalidade sempre precisará inserir um código de acesso gerado no aplicativo. A ativação e desativação do duplo fator de autenticação podem ser feitos a qualquer momento.
Para ativar a verificação em duas etapas é necessário possuir uma conta gov.br nível Prata ou Ouro. O grau de segurança no processo de validação desses níveis evita fraudes no uso deste recurso.
Além disso, é necessário instalar o aplicativo gov.br no dispositivo móvel e realizar o login nele com a conta gov.br. É nele que você vai gerar o código de acesso. O aplicativo está disponível nas lojas de aplicativos dos dispositivos android e ios.
No primeiro acesso ao aplicativo gov.br, o seu dispositivo será vinculado à sua conta gov.br. Poderá ter apenas um único dispositivo vinculado por vez. Desta forma, a segurança do processo será mantida e o código de acesso apenas será gerado neste dispositivo.
Para que o código seja gerado de forma correta no aplicativo, é necessário que a data e a hora em seu dispositivo estejam sincronizadas com a rede.
Com todas as etapas anteriores alinhadas, o interessado deverá acessar o aplicativo gov.br e, na opção segurança da conta, habilitar a verificação em duas etapas:
- Solicitação do código de acesso ao realizar o login
- Quando acessar a sua conta gov.br, será necessário gerar o código em seu aplicativo gov.br.
- No seu aplicativo gov.br, gere um código de acesso e use esse código para acessar a sua conta.
Como ter a conta do governo nível prata ou ouro?
O governo divide a conta
Com isso, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, em bases da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta. Para aumentar o nível da sua conta gov.br de bronze ou prata para o nível ouro, o interessado pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações por lá, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.
O usuário também pode aumentar o nível da conta por meio do aplicativo gov.br, clicando em “Aumentar nível” logo na tela de “Início” do aplicativo.
Nível prata
- Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH)
- Validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado. (Atenção: habilite em seu home banking o serviço de envio de mensagens do banco para seu celular, assim você recebe o código que será enviado.
- Validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE, se você for servidor público federal.
Nível ouro
- Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE)
- Validação dos seus dados utilizando o aplicativo gov.br para ler o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN)
- Validação dos seus dados com Certificado Digital de pessoa física compatível com ICP-Brasil
- Aumentar nível pelo aplicativo gov.br