Mais de R$ 9 bilhões foram esquecidos em bancos, instituições de pagamentos e outros serviços financeiros, alerta o
A quantia soma
O brasileiro ou brasileira que tem dinheiro esquecido pode recuperar a quantia por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR). O serviço, do Banco Central, permite que o beneficiário consulte se ele, sua empresa ou pessoas falecidas têm dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição e, caso tenha, saber como solicitar o valor.
O sistema pode ser acessado por meio da conta
Como receber o valor esquecido?
O Banco Central do Brasil alerta que o
A partir dessa etapa, o interessado deverá ler e aceitar o Termo de Ciência. Por meio do sistema, o beneficiário poderá ver o valor a receber; o nome e os dados de contato da instituição que deve devolver o valor; a origem (tipo) do valor a receber; e mais informações sobre o valor a receber, quando for o caso.
Em seguida, o interessado deverá acessar a opção que o sistema mostrar e seguir as orientações indicadas. Caso o sistema ofereça a opção Solicitar por aqui, o beneficiário deverá seguir duas etapas.
- Selecione uma de suas chaves Pix (campo obrigatório) e informe seus dados pessoais
- Guarde o número de protocolo, para entrar em contato com a instituição, se necessário.
Com essa opção, o beneficiário receberá o valor em até 12 dias úteis. Isso mesmo que tenha indicado a chave Pix, a instituição pode devolver por TED ou DOC para a conta da chave Pix selecionada.
Além disso, a instituição pode entrar em contato pelo telefone ou pelo e-mail indicado pela para confirmar sua identidade ou tirar dúvidas sobre a forma de devolução. Segundo o BCB, o procedimento é para a segurança do beneficiário e da instituição. Nesses casos, o órgão pede que o interessado não forneça senhas a ninguém.
Caso o sistema ofereça a opção Solicitar por aqui, mas não apresente uma chave Pix disponível para seleção. Outras duas etapas devem ser seguidas:
- Entre em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis; ou
- Se preferir, crie uma chave Pix e volte ao sistema para solicitar o valor.
Caso o sistema não oferecer a opção Solicitar por aqui, o contribuinte deve entrar em contato diretamente com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado por ela para combinar a forma de devolução. Nesse caso, a instituição financeira também não é obrigada a devolver o valor em até 12 dias úteis.
Caso o valor seja acima de R$ 100 e o sistema informar é necessário ativar o duplo fator de autenticação. Nesse caso, o interessado deverá entrar no aplicativo gov.br e ativar o duplo fator de autenticação
Como ativar o duplo fator de autenticação?
A verificação em duas etapas é um recurso que acrescenta uma camada adicional de segurança para a conta
Para ativar a verificação em duas etapas é necessário possuir uma conta gov.br nível Prata ou Ouro. O grau de segurança no processo de validação desses níveis evita fraudes no uso deste recurso.
Além disso, é necessário instalar o aplicativo gov.br no dispositivo móvel e realizar o login nele com a conta gov.br. É nele que você vai gerar o código de acesso. O aplicativo está disponível nas lojas de aplicativos dos dispositivos android e ios.
No primeiro acesso ao aplicativo gov.br, o seu dispositivo será vinculado à sua conta gov.br. Poderá ter apenas um único dispositivo vinculado por vez. Desta forma, a segurança do processo será mantida e o código de acesso apenas será gerado neste dispositivo.
Para que o código seja gerado corretamente no aplicativo, é necessário que a data e a hora em seu dispositivo estejam sincronizadas com a rede.
Com todas as etas anteriores alinhadas, o interessado deverá acessar o aplicativo gov.br e, na opção segurança da conta, habilitar a verificação em duas etapas:
- Solicitação do código de acesso ao realizar o login
- Quando acessar a sua conta gov.br, será necessário gerar o código em seu aplicativo gov.br.
- No seu aplicativo gov.br, gere um código de acesso e use esse código para acessar a sua conta.