Ouvindo...

Show de Lady Gaga faz Procon investigar Booking e Airbnb por aumento de preços

Segundo a pasta, as investigações são para apurar desistências de reservas por parte de anfitriões para forçar alta no preço

Show de Lady Gaga acontece neste sábado (3) em Copacabana, no Rio de Janeiro.

A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o PROCON-RJ abriram um processo administrativo contra as plataformas de locação de imóveis por temporada, sendo a Airbnb e a Booking, para investigar denúncias de cobranças abusivas devido ao show da cantora Lady Gaga, que acontece neste sábado (3).

O evento que irá acontecer na praia de Copacabana tem expectativa de público de 1,6 milhão de pessoas. Por meio de nota, a SEDCON acrescentou que, a partir de então, as plataformas terão que informar quantos proprietários cancelaram reservas ou renegociaram valores entre os dias 20 de abril e 10 de maio.

“Há indícios de que muitos cancelamentos estão ocorrendo para renegociar os valores de locação superiores aos iniciais, prática considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor”, diz um trecho da nota.

Vale lembrar que a prática é considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor.

A pasta disse ainda que a “SEDCON e o PROCON-RJ vão comparar os valores cobrados no mesmo período em anos anteriores e, se comprovado o abuso, sanções serão aplicadas às plataformas e também aos proprietários”, completou o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.

O Secretário orienta que os consumidores que tiveram a reserva cancelada reúnam todos os comprovantes e registrem uma denúncia.

Como denunciar?

Segundo Fonseca, para as pessoas que sofreram as cobranças indevidas, “o contato pode ser feito por e-mail ou mensagens, sendo preciso registrar uma denúncia nos canais de atendimento do Fala Consumidor (SEDCON) e do PROCON-RJ”, esclarece Fonseca.

Show da Lady Gaga

O show da cantora Lady Gaga está previsto para começar às 21h45 deste sábado (3), na Praia de Copacabana, e deve durar em torno de duas horas e meia. Ao longo de toda a orla serão espalhadas 16 torres de delay, equipamento usado para melhorar a distribuição do som.

Gaga desembarcou no Brasil na madrugada dessa terça-feira (29) no Rio de Janeiro, por volta das 4h50, no Aeroporto do Galeão e está hospedada no Copacabana Palace.

Confira:

  • Primeiro DJ: 17h30 às 19h30
  • Segundo DJ: 19h30 às 21h45
  • Lady Gaga: 21h45 às 0h15
  • Terceiro DJ: 0h15
Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.