Ouvindo...

Juiz que tinha identidade dupla tinha ‘leve sotaque britânico’, dizem testemunhas

José se identificava como Edward Albert Lancelot Dodd Canterbury Caterham Wickfield, descendente de lordes britânicos

Juiz com identidade dupla é procurado

O juiz aposentado Edward Albert Lancelot Dodd Canterbury Caterham Wickfield, que é, na verdade, José Eduardo Franco dos Reis, forjava um sotaque britânico para manter a dupla identidade, relataram testemunhas que trabalhavam com ele ao Fantástico, da TV Globo.

O homem forjou que era descendente de lordes britânicos por quase 40 anos, foi juiz e, atualmente, é aposentado. Ele, na verdade, nasceu em Águas da Prata, no interior de São Paulo, em 1958.

José estudou Direito na Universidade de São Paulo (USP) e, em 1995, se tornou juiz. Ele assinava sentenças, comandava audiências e dava ordens na Justiça, tudo usando um nome falso. Ele até mesmo forjava um sotaque britânico ao falar português. Ele se aposentou em 2018.

Ele usava documentos falsos e foi descoberto no ano passado, quando foi ao Poupatempo em São Paulo para solicitar a segunda via da carteira de identidade. Naquele momento, em outubro, a farsa dele foi revelada, e todos os documentos foram bloqueados.

Leia também

Ele chegou a voltar ao Poupatempo para buscar o documento, e assim descobriu que deveria prestar esclarecimentos à polícia por uso de documento falso.

Quando chegou à delegacia, se identificou como o artesão José Eduardo Franco dos Reis. Para explicar sobre Edward, ele afirmou que era seu irmão gêmeo, dado à adoção quando era criança.

José foi denunciado pelo Ministério Público por falsidade ideológica, uso de documento falso e fraude em concurso público. Ele deve apresentar defesa, já que é réu, mas não apareceu desde dezembro do ano passado. Ele teve o pagamento da aposentadoria de juiz suspenso.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.