Ouvindo...

Quando começa a restituição do Imposto de Renda? Não perca o prazo

O prazo para a declaração de imposto de renda vai até 30 de maio; cronograma dos lotes de restituição do tributo já está disponível

O cronograma dos lotes de restituição do Imposto de Renda 2025 já está disponível. Assim como nos anos anteriores, a receita dividiu as restituições em cinco lotes. Os contribuintes têm até 30 de maio para declarar o imposto. Na data, a receita também vai liberar o primeiro lote da restituição. O cronograma de restituição segue até 30 de setembro.

Neste ano, a Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações. Estão obrigados a declarar imposto de renda as pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,00, além de quem obteve renda bruta da atividade rural acima de R$ 169.444,00.

Leia também

Segundo a receita, durante a liberação das restituições, depois das prioridades previstas em lei como os idosos, pessoas com deficiência e professores, quem fizer a declaração pré-preenchida e optar pelo recebimento via pix deve receber a restituição de forma mais rápida.

Além disso, em caso de empate nos critérios, quem tiver enviado a declaração mais cedo também terá prioridade. O contribuinte pode consultar a restituição na página da Receita Federal pela internet ou no aplicativo da RFB para dispositivos móveis.

A Receita Federal também informou que a cota única para quem tem imposto a pagar também será em 30 de maio. Já as eventuais demais cotas vencerão no último dia útil de cada mês subsequente. As cotas a pagar seguirão até o dia 30 de dezembro.

Lotes de restituição

  • 1º: 30/05/2025
  • 2º: 30/06/2025
  • 3º: 31/07/2025
  • 4º: 29/08/2025
  • 5º: 30/09/2025

Veja quais são as prioridades definidas

1º) Idade igual ou superior a 80 anos
2º) Idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave
3º) Pessoa que tenha maior fonte de renda vinda do magistério
4º) Quem utilizou a declaração pré-preenchida e optou pela restituição no Pix
5º) Quem utilizou a declaração pré-preenchida ou optou pela restituição no Pix
6º) Demais contribuintes

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas
Leia mais