Ouvindo...

Morre Yaza, girafa mineira símbolo do Zoológico de Brasília

Animal, única da espécie na instituição, tinha 21 anos e era considerada idosa

Yaza tinha 21 anos

Morreu, na noite desta segunda-feira (17), a girafa Yaza, um dos animais símbolos do Zoológico de Brasília. Ela, que nasceu em Belo Horizonte (MG), tinha 21 anos.

Ela era o último animal de sua espécie no Zoológico de Brasília. A instituição estuda, a partir de agora, a possibilidade de trazer outras girafas para o local.

Yaza nasceu na capital mineira em 16 de julho de 2003. No ano seguinte, foi transferida para Brasília.

Era um dos animais mais fotografados do zoológico.

Leia também

Yaza já era considerada idosa, ultrapassando a expectativa de vida média de uma girafa que vive sob cuidados humanos.

“A despedida não é fácil, e a saudade será imensa. Yaza, você foi muito mais do que um símbolo do Zoológico de Brasília — você foi parte da nossa família. Cada olhar carinhoso, cada momento de cuidado e cada passo gracioso ficarão para sempre em nossa memória e em nossos corações. Seguiremos com a certeza de que seu legado continuará vivo, inspirando amor e respeito pelos animais em todos que passaram por aqui. Com amor e MUITA saudade, equipe do Zoológico de Brasília”, diz comunicado do Zoológico de Brasília.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.