A Defesa Civil, com a ajuda de lideranças de um bairro da cidade de Embu das Artes (SP), conseguiu resgatar um cachorro que ficou soterrado após um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas que atingiram a Grande São Paulo. O trabalho contou ainda com a ajuda do prefeito Hugo Prado (Republicanos).
O resgate ocorreu entre a noite deste domingo (2) e a madrugada desta segunda-feira (3), no bairro Jardim São Francisco. Na casa que foi atingida pelo deslizamento morava um casal, que foi para casa de parentes.
Leia também:
O cão foi encaminhado para um serviço veterinário, onde recebeu atendimento, e foi batizado com o nome de “Vitorioso”, pela Defesa Civil. De acordo com o órgão, ao menos 20 famílias estão desalojadas em Embu das Artes (SP) por conta das fortes chuvas que atingiram a região.
Grande SP em alerta
A Defesa Civil prorrogou o alerta para chuvas intensas para todo o estado de São Paulo até a próxima quarta-feira (5). O Gabinete de Crise, organizado pelo governo paulista, também vai permanecer ativo para monitorar a situação e coordenar ações emergenciais. Na semana passada, o órgão já tinha emitido um alerta de temporais de intensidade moderada a alta entre quarta-feira (29) e domingo (2).
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mantém na manhã desta segunda-feira (3) o alerta para risco de deslizamentos de terra e alagamentos em ao menos sete cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo.
O alerta segue ativo por causa das chuvas constantes nas cidades de Aparecida, Atibaia, Campos do Jordão, Ilhabela, São José dos Campos, São Sebastião e Ubatuba. O nível do alerta é moderado em todas as cidades da região.
Reunião entre Governo e Prefeituras
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vai cobrar as prefeituras paulistas para que implementem planos municipais de drenagem em cidades onde este instrumento não existe ou está desatualizado. Ele tem uma reunião prevista para às 15h desta segunda-feira (3) com prefeitos de municípios afetados pelas chuvas.