Ouvindo...

Chuvas em SP: Defesa Civil mantém alerta até quarta (5), e gabinete de crise continua ativo

Já choveu 65% do esperado para o mês de fevereiro na capital paulista; no sábado (1º), um motorista de app morreu afogado dentro do carro em um alagamento

Chuva em SP

A Defesa Civil prorrogou o alerta para chuvas intensas para todo o estado de São Paulo até a próxima quarta-feira (5). O Gabinete de Crise, organizado pelo governo paulista, também vai permanecer ativo para monitorar a situação e coordenar ações emergenciais. Na semana passada, o órgão já tinha emitido um alerta de temporais de intensidade moderada a alta entre quarta-feira (29) e domingo (2).

Neste momento, mais de 58 mil domicílios permanecem sem energia elétrica, na Grande São Paulo, de acordo com a concessionária Enel. São quase 40 mil apenas na capital paulista. A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo e municípios da região metropolitana entre a noite de sexta-feira (31) e a noite deste domingo (2) deixou vários bairros alagados.

Leia também:

No sábado (1°), um motorista de aplicativo morreu afogado após ficar preso em seu carro durante um alagamento na Vila Prudente, bairro da zona leste de São Paulo, que foi uma das regiões mais afetadas pela chuva. Segundo o balanço da Defesa Civil, 18 pessoas já morreram em razão das chuvas de verão desde dezembro do ano passado.

A Linha 7-Rubi do sistema de trens que opera na região metropolitana de São Paulo circula com maiores intervalos e velocidade reduzida entre as estações Francisco Morato e Jundiaí na manhã desta segunda-feira (3). Na sexta-feira (31), as chuvas provocaram um deslizamento que levou ao descarrilamento de um trem da CPTM em Franco da Rocha, na região metropolitana da capital.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil, já choveu 65% do esperado para o mês de fevereiro na capital paulista.

Recomendações da Defesa Civil

  • Evite transitar por locais alagados.
  • Fique atento a qualquer movimentação de solo, rachaduras ou inclinação de árvores e postes.
  • Moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em locais seguros ao menor sinal de deslizamentos ou enchentes.
  • Acompanhe a previsão do tempo e atualizações pelos canais oficiais da Defesa Civil.

Previsão do tempo para SP

A capital paulista amanheceu com chuva fraca e isolada. Imagens do radar indicam chuva leve em parte da Zona Norte e Leste da cidade. A rede de estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo aponta a média de 20ºC. No decorrer do dia o sol deve aparecer entre nuvens. As temperaturas podem chegar aos 27ºC. As chuvas na forma de pancadas mais intensas devem permanecer concentradas entre o meio da tarde e o início da noite.

Tendência para os próximos dias

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve manter o tempo instável, com as pancadas de chuva concentradas no final das tardes. O potencial para inundações e deslizamentos de terra deve permanecer elevado, devido ao solo encharcado e a continuidade das chuvas.

Na terça-feira (4) o sol aparece entre nuvens e mantém o tempo abafado. Os termômetros variam entre mínimas de 20°C e máximas de 27°C. Entre a tarde e o início da noite as pancadas de chuva retornam para a Grande São Paulo.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.