Um caso raro, que acontece a cada 80 mil nascimentos, de um bebê que nasceu empelicado foi registrado nesta quinta-feira (9) na cidade Catalão, em Goiás, no Hospital São Nicolau. Ao nascer, o pequeno João Augusto, filho da estudante de medicina Mayara Malter Santana, emocionou a todos na sala de parto, inclusive a fotógrafa que cobria o momento.
“Esse foi o primeiro parto empelicado que participei. De início fique assustada porque nunca tinha visto e, na hora que a gente viu e, entendemos que ele estava empelicado, ficamos muito emocionados. A sala inteira de cirurgia chorou. É uma sensação que só estando lá para entender”, conta Mariana Machado, a fotografa que fez os registros do parto.
Leia mais:
Após dar à luz, Duda Reis aparece pela primeira vez e se declara para a filha: ‘Bêbada de amor’ Miguel, Olivia e Rafael são os nomes dos primeiros bebês nascidos em 2025 na Grande BH Ravi, filho de Viih Tube e Eliezer, tem alta após 20 dias internado com enterocolite
Para Mayara Santana, o nascimento empelicado do filho foi uma benção para a família e para a criança. “Foi uma emoção muito grande, porque a gente não esperava. Quando a criança nasce empelicada é uma proteção divina”, relata. Ela explica que decidiu fazer as fotos do parto, porque esse é o terceiro filho, e, depois dele, decidiu fazer laqueadura.
“Como esse é o meu último filho, queria que esse momento fosse registrado, que fosse fotografado. Mas eu nunca ia imaginar que esse momento [do parto empelicado] aconteceria ou que seria registrado”, revela.
À Itatiaia, Mariana explicou que, além de fotógrafa, também é enfermeira e, por isso, decidiu começar a fazer as fotos dos partos. Mesmo já acostumada a participar dos procedimentos, ela conta que o momento foi inesquecível. “Depois que os médicos falaram que estava empelicado, e eu entendi, só foquei em tirar as fotos desse momento raro. Foi lindo ver o narizinho, os traços do bebê ainda na bolsa amniótica”, relata.